O ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, convidou pessoalmente o vice-presidente da Comissão da Amazônia, deputado federal Sérgio Petecão (PMN), para compor a comitiva de representantes de diversos ministérios e instituições federais que visitará o Estado do Acre nos próximos dias 15 e 16.

Em ofício encaminhado ao gabinete do parlamentar acreano, a chefia de gabinete do ministro reiterou o convite e expor os motivos da viagem, antecipando ainda a agenda oficial que será desenvolvida no Estado.
O objetivo da visita é discutir e elaborar iniciativas para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia no contexto do Plano Amazônia Sustentável (PAS), sob a coordenação do ministro.

‘’O ministro Mangabeira Unger aproveitou uma audiência da Comissão da Amazônia realizada em Brasília esta semana para me fazer o convite. Me confesso lisonjeado e orgulho por ter sido lembrado nesse momento em que o meu Estado estará no centro das discussões da Amazônia’’, disse Petecão.

A passagem de Mangabeira Unger pelo Acre inclui visitas a Rio Branco, Tarauacá e Xapuri. A chegada na capital está prevista para as 9h30min da manhã da próxima segunda-feira, dia 15. Depois de participar de uma exposição e discussão sobre Zoneamento Econômico e Ecológico (ZEE) do Estado a comitiva segue para o alto Juruá no período da tarde.

Em Tarauacá, a comitiva vai visitar a Unidade de Gerenciamento Ambiental Integrada (UGAI) do Rio Acuraua, responsável pelo monitoramento e controle ambiental e social na área de influência da rodovia BR-364. A programação inclui jantar e pernoite na localidade.

Na terça-feira, dia 16, a comitiva segue de avião para o município de Xapuri, onde vai conhecer de perto as instalações das fábricas de preservativos masculinos e de produção de piso de madeira. A comitiva se desloca a Rio Branco para almoço. O retorno à capital federal está previsto para às 16h.