Equipes da Polícia Civil realizam, desde a madrugada desta quarta (21), no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana, uma operação de combate à criminalidade. Duas pessoas foram presas: Alberto Paixão, 23 anos, e José Fábio Carneiro da Silva, 31 anos, com quem os agentes apreenderam um revólver.

A ação começou por volta das 4h, com 13 delegados e 85 policiais divididos em grupos para cumprir oito mandados de prisão e um itinerante de busca e apreensão, em cinco bairros da cidade. “Essa iniciativa faz parte de contexto das operações nacionais da Polícia Civil, focando no combate aos homicídios, tráficos de droga e porte ilegal de armas”, explica Nilson Mota, diretor-geral de Operações da Polícia Civil. Segundo Mota, ações semelhantes acontecem em vários estados brasileiros.

Carros, motos e ônibus que passam pelo trecho da rodovia PE-15 que corta a base da operação também estão sendo parados. “Nossa equipe de investigação está checando com a Delegacia de Capturas e com o Tribunal de Justiça se pesa contra eles alguma acusação. Caso não haja, eles serão liberados”, diz o delegado Isaac Ribeiro.

Num dos veículos parados na blitz, a polícia encontrou duas sacolas com DVDs falsificados. O motorista foi chamado para prestar esclarecimentos. “Vamos saber a origem desses produtos e possivelmente onde existe o fabircante. O crime sendo comprovado, serão todos autuados em flagrante”, explica Hélio Barros, também delegado.

Segundo o diretor-geral de Operações, outras ações estão programadas para esta semana, mas a Polícia Civil não divulga os locais, datas e horários por uma questão de estratégia.