Marília – A Polícia Rodoviária Federal está realizando palestras para funcionários da CPFL Paulista de Marília (100 quilômetros de Bauru). O objetivo é oferecer mais segurança para os técnicos e eletricistas que atuam em meio ao trânsito.

A iniciativa da parceria foi da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) e as palestras ocorrem uma vez por mês, sempre abordando temas diferentes. Ontem, os policiais rodoviários falaram sobre a importância dos equipamentos obrigatórios nos veículos.
Todos os deslocamentos das equipes da CPFL Paulista para atender emergências são feitos com automóveis e os assuntos abordados são de relevante importância para a segurança dos eletricistas.

De acordo com a assessoria de imprensa da CPFL Paulista, a primeira palestra foi realizada em junho e o programa se estenderá até o início do próximo ano, conforme o cronograma.

Entre os assuntos que serão abordados ainda neste ano estão álcool e direção (outubro); sinalização de trânsito (novembro) e motocicletas e motonetas (dezembro). Para o próximo ano, estão na pauta os seguintes assuntos: penalidades e medidas administrativas (janeiro); principais infrações (fevereiro); produtos perigosos (março); cinto de segurança (abril); sistema de iluminação (maio) e drogas, sono e direção (junho).

“Estamos preocupados com nossa exposição a uma condição perigosa e, conseqüentemente, a um risco ao qual não temos, apesar da utilização de técnicas de direção defensiva, controle total, uma vez que dependemos da ação de outros condutores”, comenta Ocimar Benzati, engenheiro líder da CPFL Paulista.

Para o engenheiro, as palestras devem ajudar os profissionais da empresa a aumentar seus conhecimentos. “Com as palestras dos policiais, temos condições de aumentar nossos conhecimentos sobre os temas, refletir sobre os mesmos, mudar o foco de visão e, desta maneira, modificar nossos comportamentos frente a situações corriqueiras do trânsito”, confirma.

“A vantagem é que seremos condutores de veículos com mais experiência, com um amplo campo de percepção, com novas formas de refletir sobre os aspectos do trânsito. Enfim, teremos condições de atuar de forma melhor no trânsito e na condução de veículos”, finaliza.

As palestras serão realizadas no prédio da CPFL Paulista em Marília, lozalizada na avenida José de Grande, 332, com início previsto para as 8h.