O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) lançam, nesta sexta-feira (20), a campanha “Protegendo a Vida”, para reduzir acidentes e mortes nas ruas de Curitiba e região e nas estradas de todo o Paraná. A campanha irá conscientizar motoristas e fiscalizar as condições dos veículos que circulam no Estado.
“Este também é um trabalho da polícia comunitária que faz parceria com o cidadão. O policial não está nas ruas e estradas apenas para multar, mas sim para ajudar os motoristas a se conscientizarem dos riscos que correm quando conduzem um veículo”, disse o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
De acordo com o tenente-coronel Luiz Rodrigo Larson Cartens, comandante do BPRv, o objetivo do trabalho é reduzir o número de acidentes. “Enfrentamos dois grandes problemas que são a negligência e o despreparo dos motoristas. Por isso, resolvemos lançar essa campanha que irá orientar condutores e fiscalizar as estradas paranaenses e as principais rodovias que passam por Curitiba”, informou o comandante.
Segundo ele, somente neste ano já foram registrados nos 15 mil quilômetros de estradas atendidas pelo BPRv, 4.336 acidentes com 256 mortes. “Muitos motoristas não tem prática de dirigir em estradas e, mesmo assim, pegam seus carros e se arriscam. No final, o resultados é trágico”, contou o tenente-coronel.
Na próxima semana, também serão realizados em Curitiba trabalhos de orientação e conscientização para os perigos no trânsito urbano. De acordo com a aspirante Caroline Costa do BPTran, serão distribuídos materiais de orientação a motoristas, atividades voltadas às crianças serão realizadas e, ainda, exposição de equipamentos será feita no calçadão da Rua XV de Novembro. “Esta campanha faz parte da semana mundial de prevenção a acidentes de trânsito. Esperamos alcançar resultados bastante positivos com a campanha”, explicou.