Depois de 6 meses a travessia dos rios Araguaia e Garças voltarão à normalidade. A afirmação é do diretor geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes – DNIT engenheiro Mauro Barbosa da Silva. A notícia está contida no site do Jornal Local. Depois de seis meses que uma das pilastras da ponte sobre o Rio Garças que liga os municípios mato-grossenses de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, dia 12 de janeiro sofreu danos devido deslocamento de rocha. Com isto o tráfego ficou limitado a veículos com peso máximo de 4,5 toneladas, os veículos mais pesados fazem a travessia entre os estados de Mato Grosso e Goiás, por duas balsas que passaram a operar no Rio Araguaia, após a confluência Garças com Araguaia.

As pontes que integram o Centro Oeste foram construídas na década de 50 pelo então Governo de Getúlio Vargas. 30 milhões de reais é o valor do investimento da recuperação das pontes sobre os rios Garças e Araguaia que, também receberão iluminação especial que refletirá na água causando o efeito duplo da iluminação. O projeto de iluminação utilizará o de mais moderno na área e colocará as pontes como mais dois pontos turísticos na região de Barra do Garças e Aragarças.

O Diretor Geral do DNIT informou ainda que mais 170 milhões de reais foram aplicados pelo Governo Lula para a construção e recuperação das BRs 158 e 070 tanto em MT quanto em GO, importantes rodovias que além de ligarem o Centro Oeste ao Norte do País, servem ainda de escoamento da produção agrícola dos estados da região. “Na recuperação das pontes foi empregada alta tecnologia, duplicada as suas capacidades e a durabilidade prevista é para cem anos”, destacou Mauro Barbosa.