Graças aos seus 13 quilômetros de extensão, o caminho entre o Rio e Niterói ficou mais curto. Ontem, a Ponte Rio-Niterói comemorou 30 anos com direito a bolo de aniversário e até convidados que passavam pelo local. Para marcar a data de um dos marcos da engenharia nacional, serão distribuídos durante todo o mês de março 190 mil cartões-postais para os motoristas que cruzarem a Ponte.

São cartões com fotos da época da construção e de imagens recentes registradas por cinco fotógrafos, entre eles Marizilda Cruppe e Márcia Foletto, do GLOBO. Os motoristas receberão dois postais de presente, com dez combinações de imagens diferentes. Outra novidade é o lançamento de um livro de fotos da Ponte Rio-Niterói, cujo texto de apresentação é do jornalista Zuenir Ventura, com projeto gráfico do cartunista Ziraldo.

O lançamento do livro de fotos, idealizado pela concessionária Ponte S.A., será na próxima quinta-feira, com um jantar na Ilha Fiscal. Para quem tem que passar diariamente pela Ponte Rio-Niterói, como a estudante Luciana Ferreira Barcellos, a construção da Ponte colocou o país na vanguarda da engenheira.

– Ela é um marco, não só para o Rio como para o país. Lembro dos meus pais comentando que a travessia era longa, quando feita de carro nas balsas. Ainda bem que ela existe – disse Luciana.

Polícia Rodoviária faz festa com bolo especial

São 970 toneladas distribuídas pelos 102 pilares duplos. O vão central de 300 metros de comprimento é o maior vão em viga reta do mundo e fica a 72 metros de altura, para permitir a passagem de embarcações pela Baía de Guanabara. Logo cedo, agentes da Polícia Rodoviária Federal homenagearam a Ponte e cortaram um bolo feito especialmente.

Projetada para receber 50 mil veículos por dia no ano 2000, o crescimento e o desenvolvimento fizeram com que hoje a Ponte receba diariamente 130 mil. Ela tem 26 metros de largura e uma estrutura que consumiu 480 mil metros cúbicos de concreto, quantidade suficiente para construir oito Maracanãs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui