Obra reivindicada há pelo menos 15 anos pela população regional, a ponte sobre o Rio Mampituba, entre os municípios de Passo de Torres (SC) e Torres (RS), de- verá ser inaugurada em fevereiro. Segundo o prefeito de Passo de Torres, Newton Bitencourt da Silva, a obra está com 90% dos trabalhos prontos. “Deveremos marcar um grande evento de inauguração com a presença de autoridades catarinenses e gaúchas e da população em massa”, diz.
Custeada pelos governos dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a passagem custou R$ 1,2 mi- lhão. O valor foi dividido entre os dois Estados, e poderá aumentar, direta e indiretamente, a geração de emprego para mais de 50 mil pessoas, entre a cidade gaúcha e Araranguá.
A construção está na etapa de finalização. Estão sendo colocadas as vigas horizontais de metal para a confecção da plataforma que sustentará o asfalto. A ponte mede aproximadamente um quilômetro e facilitará a vida dos moradores locais. Hoje, a travessia é feita por uma ponte pênsil ou por uma balsa, cons- truída a cerca de 80 anos. A maioria dos passantes e turistas usa a rodovia BR-101 para cruzar a divisa dos Estados, a cerca de 22 quilôme- tros do ponto onde está a ponte.
O turismo é um dos principais objetivos do investimento, pois a atração, tanto pela pesca, quanto pelas praias por veranistas, será maior com a proximidade da rodovia pelo litoral aos pontos turísticos gaúchos e catarinenses. A Prefeitura de Passo de Torres, emancipado somente há 14 anos, já busca atrair empresas ligadas ao turismo e redes hoteleiras.