Desde o início do ano, Macapá está sendo alvo de uma forte campanha, por conta dos desastres em seu trânsito. Para tentar resolver parte dessa situação, uma série de faixas de pedestres foram pintadas em frente às escolas públicas municipais e estaduais e instituições privadas.

Apesar disso, é possível notar que a capital do meio do mundo ainda é bastante carente nesse quesito. Apesar de Macapá possuir mais de 300 mil habitantes, algumas vias públicas permite que os condutores de veículos percorram por longos metros – e em alguns casos até quilômetros – sem a mínima garantia de sinalização.

A principal carência do município está relacionada à falta de placas, faixas e redutores de velocidade. Algumas vias possuem o sistema de sinalização em perfeito estado, e um exemplo disso é a Rodovia JK. Em outras não é possível saber qual rumo tomar, uma vez que não existe nenhum tipo de indicação.

Um exemplo desse caso é a Rua Hidelmar Maia – cruzamento com a Avenida Dos Xavantes. Esta não possui placas, sinais de trânsito, tachões e faixas de pedestre.

Para o motorista Carlos Silva, a Empresa Municipal de Transportes Urbanos deveria traçar um plano em parceria com a população, para que dessa forma os trabalhos pudessem apresentar resultados favoráveis, em curto espaço de tempo.