Motoristas que passarem pela BR-376 e BR-277 precisam estar atento a suas cargas

Depois de uma semana com operação em caráter educativo, apenas para orientação dos motoristas, os postos de pesagem localizados na BR 376 e BR 277 voltaram a fiscalizar os caminhões, com objetivo de coibir o excesso de peso. Os equipamentos utilizados para a pesagem estão aferidos e atestados pelo IPEM/PR, órgão delegado pelo Inmetro. A operação é realizada pela Concessionária Rodonorte em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual, responsável pela fiscalização e emissão dos autos de infração.

Os limites de peso são estabelecidos de acordo com especificações dos fabricantes juntamente com o Ministério dos Transportes, de acordo com a lei 9503 do Código de Trânsito Brasileiro em sua resolução nº 210. Os caminhões surpreendidos com excesso de carga estão sujeitos às penalidades previstas pelo Código Brasileiro de Trânsito, com multa e transbordo de carga, além de pontos na carteira de habilitação. O valor dos autos de infração de pesagem varia de acordo com o excesso de peso constatado no ato da pesagem, com variação de 20 Ufirs a cada duzentos quilogramas.

Nas rodovias administradas pela Rodonorte, ligando Curitiba até o Norte do Estado, Apucarana, pelas BRs 277 e 376, e de Ponta Grossa até Jaguariaíva, próximo da divisa com o Estado de São Paulo, pela PR 151, existem seis postos de pesagem em operação. E dos 13 mil veículos carregados que trafegam diariamente por estas rodovias, cerca de 95% são pesados. “A fiscalização é necessária, pois o peso em excesso coloca em risco a vida do motorista e dos demais usuários, comprometendo seriamente o sistema de freios e a dirigibilidade do veículo, e como conseqüência, aumenta as possibilidades de acidentes”, acrescenta Gildo Pires, Gestor de Atendimento ao Cliente da Rodonorte.

Gildo lembra que todos os dias, chega a 130 o número de caminhões que são autuados por excesso de peso. A média de excesso chega a 900 quilos, ou seja, praticamente uma tonelada a mais que o permitido. No ano passado, dois casos chamaram a atenção dos operadores na PR 151: um caminhão com excesso de peso de 25 mil e outro com 22 mil. Ambos carregados com madeira – carga que vem liderando o índice de veículos autuados por excesso de peso.