O prefeito de Venâncio Aires, Almedo Dettenborn (PMDB) ameaça bloquear a RSC–453 caso a Sulvias, empresa responsável pela rodovia, não inicie as obras de construção de um binário no cruzamento da Avenida das Indústrias até o dia 31 de julho. A afirmação ocorreu durante reunião entre a administração municipal, classe empresarial e o engenheiro da concessionária, Fernando Fróes, ontem à tarde.

Dettenborn exigiu agilidade na execução do projeto que prevê a construção do binário – uma espécie de rótula prolongada –, aprovado no ano passado pelos empresários localizados nas proximidades do cruzamento. No entanto, segundo o engenheiro da Sulvias, ainda faltava o aval do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para o começo dos trabalhos. “Apenas esta semana o Daer nos informou da aprovação do projeto”, explicou Fróes, que se comprometeu a iniciar a empreitada nos próximos dias.

Depois da reunião com os empresários, o representante da Sulvias, Fernando Fróes, e o prefeito Almedo Dettenborn receberam integrantes da Associação dos Moradores do Bairro Batisti. O grupo prometeu novas mobilizações em busca de alternativas para reduzir a velocidade dos veículos no entroncamento da estrada com a Rua Sete de Setembro, que liga a cidade ao bairro. Um protesto organizado pela entidade comunitária interrompeu o fluxo de carros na praça de pedágio de Cruzeiro do Sul na semana passada.

O presidente da associação, Enderson Seindenfuss, informou que a intenção é evitar novas mortes no trecho, que é conhecido como um dos mais perigosos do Estado. “Precisamos pensar na vida das pessoas que precisam transpor o asfalto diariamente para ir trabalhar ou voltar do trabalho. Já se perderam muitas vidas neste local”, lamentou.

O prefeito, por sua vez, mais uma vez ameaçou bloquear a rodovia. Dettenborn defendeu a idéia de construir uma rótula, o que obrigaria os veículos a diminuírem a velocidade. Ele também sugeriu a construção de uma estrada secundária do cruzamento até o atacado localizado nas proximidades.

DIAGNÓSTICO

No ano passado, após diversos protestos da comunidade do Bairro Batisti, que impediu o tráfego de veículos no local, a Sulvias instalou tachões de contenção de velocidade e ampliou a sinalização no trecho. Mas conforme a comunidade do bairro, os acidentes continuaram ocorrendo.

O engenheiro da concessionária adiantou que um especialista em segurança no trânsito estará em Venâncio Aires nesta sexta-feira. O objetivo é traçar um diagnóstico das condições de trafegabilidade e de segurança nos pontos com maior movimentação de carros e pedestres. “Por meio desta avaliação, poderemos analisar quais as resoluções que deverão ser tomadas imediatamente ou a médio prazo”, disse Fróes.