Conclusão do Anel de Contorno Viário; Via Expressa (que liga Criciúma – Içara – BR-101); Hospital Santa Catarina de Criciúma (atendimento regional); pavimentação asfáltica na rodovia que liga BR-101 – Maracajá – Forquilhinha; desassoreamento dos Rios Sangão e Urussanga para evitar as seguidas enchentes nas áreas urbanas e rurais; saneamento básico para o Balneário Rincão, em Içara; quatro quilômetros de asfalto para atender o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Cirsures), que visa facilitar o trânsito para continuar atendendo seis municípios da Amrec. Essas foram as prioridades apontadas pelos atuais prefeitos e eleitos da Amrec, reunidos ontem, no Seminário Regional do Fórum Parlamentar Catarinense.

No encontro, presidido pela senadora Ideli Salvatti (PT), os parlamentares e entidades discutiram as propostas para elaboração das Emendas de Bancada ao Projeto de Lei Orçamentária Anual 2009. Ainda que o Governo Federal tenha sinalizado sobre um possível corte no orçamento do próximo ano em função da crise externa, a senadora garantiu que não refletirá em obras, como a da BR-101. “As obras do PAC não terão corte algum. Podemos ter atrasos pelo volume de chuvas, mas não por falta de di- nheiro. O orçamento sofrerá cortes, mas as emendas estão garantidas”, ressaltou a senadora. De acordo com Ideli, cada parlamentar tem R$ 8 milhões em emendas. “Agora estamos fazendo uma espécie de consórcio parlamentar. Cada três parlamentares se comprometem com uma obra. Mas é preciso saber negociar, porque a briga é de foice, com boca de urna e tudo”, comentou.

Saúde teve maior representatividade

A saúde foi um dos setores de maior representatividade durante o encontro. Dirigentes de diversos hospitais da região pleitearam reformas, leitos de UTI, entre outros. “Estamos traba- lhando em condições precárias. Precisamos de reforma e ampliação no pronto atendimento”, disse o reitor da Unesc, Antonio Milioli Filho, em relação ao projeto de reforma do Hospital Regional de Araranguá. Conforme a senadora, pelo menos R$ 40 milhões para a saúde estão garantidos em duas emendas para o próximo ano. “Espero que alguém seja contemplado”, enfatizou. A Barragem do Rio do Salto foi outra prioridade apontada pelas lideranças. Para esse projeto, de acordo com o deputado Valmir Comin (PP), já estão depositados recursos para o pagamento de três propriedades onde será feita a obra. O EIA/Rima foi entregue na semana passada na Fatma. “Acreditamos que no primeiro trimestre do próximo ano seja feita a licitação pra obra da barragem”, afirmou o deputado.

Estiveram presentes na reunião lideranças políticas da Amrec, Amesc e Amurel. Além dos prefeitos e vereadores atuais e eleitos e da senadora, estiveram também o deputado federal Edinho Bez, Cláudio Vignati e os suplentes Acélio Casagrande e Jorge Boeira, os deputados estaduais Clésio Salvaro, Valmir Comim, Décio Góes, Manoel Mota e diversas lideranças políticas e empresariais, além de representantes de hospitais da região e comunidade em geral.

O Fórum Parlamentar Catarinense voltará a se reunir em Brasília, no dia 5 de novembro para discutir e deliberar sobre as indicações de emendas de bancada, tendo como referência as propostas apresentadas nos seminários regio- nais.