Melhorar as trafegabilidade nas vias internas de circulação é uma das prioridades da administração do município de Rio do Fogo para o primeiro semestre.

A prefeitura da cidade, que fica no Litoral Norte, vai investir recursos próprios para promover a terraplanagem de algumas das vias internas mais utilizadas. As obras farão parte de um projeto de melhorias na infra-estrutura local, que vem, sendo executado desde o início da atual gestão do prefeito Francisco das Chagas Cruz, o Tico.

Investimentos

O secretário municipal de obras, Sebastião Bezerra, explica que uma das vias que mais necessitam de investimentos é o trecho de 4km que faz a interligação entre as praias de Zumbi e Pititinga, que estão entre os distritos mais populosos de Rio do Fogo. “Vamos fazer serviços que garantam o acesso entre as comunidades ao longo do ano inteiro”, explica. Ele informa que a maior preocupação do poder público é com as condições de circulação de veículos durante o inverno, quando a região costuma receber chuvas fortes.

O secretário comenta que a prefeitura que dar à estrada vicinal as condições adequadas para suportar não só o transporte dos moradores, mas também a circulação de mercadorias e de veículos que prestam serviços emergenciais, como as ambulâncias. Ele também lembra que a circulação nessa e em outras vias tende a aumentar em função da movimentação de turistas e das obras de hotelaria que acontecerão no município nos próximos anos.

Importância

O secretário acrescenta que uma obra viária considerada como grande importância para o município deve ser realizada ao longo do ano, que é o asfaltamento de um trecho de 3km entre a rodovia BR-101 e a praia de Pititinga.

Sebastião informa que o município tem outras obras em andamento. Uma delas, destaca ele, é a nova escola do assentamento rural Zumbi Rio do Fogo, uma unidade com duas salas de aula que atenderá aos estudantes de ensino fundamental que vivem no assentamento. A nova unidade vai ser criada para possibilitar aos estudantes irem à escola sem terem de se deslocar para fora de sua comunidade.

Carnaval

O carnaval de Rio do Fogo vai seguir sua tradição, com muita festa nas praias já a partir da sexta-feira que precede o reinado de Momo. Os blocos populares de Rio do Fogo, Zumbi, Pititinga e as couitras comunidades do município vão ganhar apoio da prefeitura, que está contratando bandas para animar os pólos de folia e o desfile das troças.

O carnaval 2008 vai marcar o encerramento da curta, mas animada alta estação do município, que é um dos mais concorridos destinos de veraneio do estado e também recebe um contingente diário de turistas brasileiros e estrangeiros, que chegam para conhecer praias como Pititinga, Zumbi e Punaú.