A Prefeitura de Curitiba começou ontem a implantação de uma galeria celular na travessia da avenida Marechal Floriano Peixoto e a recuperação da pista do viaduto do Hauer sobre a antiga BR-116, danificada em função das fortes chuvas registradas em março. Com isso haverá mudança no trânsito no viaduto, que será desviado a partir das 10 horas de hoje no sentido bairro/centro, para a rua Anne Frank, paralela à Marechal Floriano, e que permite a travessia da BR.
No sentido centro/bairro a pista está interditada desde meados do mês e o trânsito segue pela canaleta dos ônibus Expresso. O bloqueio no sentido bairro/centro foi feito a partir da rua Roberto Hauer, duas quadras antes de chegar ao viaduto.
Ontem, foi feita a retirada de todo o trecho da pista danificada e foram iniciadas as escavações no aterro da alça de acesso do viaduto por onde vai passar a nova galeria. A galeria tem 5,5 metros de largura e três metros de altura e começou a ser implantada em dezembro a partir do córrego Henry Ford, na rua Wenceslau Braz, no bairro Fanny. Com 290 metros de extensão esta galeria, transversal à Linha Verde, vai atravessar uma outra já construída nas proximidades do viaduto com 570 metros de extensão.
Somadas, as duas galerias têm quase um quilômetro de extensão e vão captar e distribuir a água pluvial na Linha Verde, acabando com cheias e com água acumulada na pista, um dos grandes temores dos motoristas na antiga rodovia. Para isso, todo o sistema de drenagem está sendo substituído, tanto na antiga BR como nas 30 ruas que estão sendo reformadas para implantação dos binários e pontos de travessia da Linha Verde.