A Prefeitura de Curitiba está instalando a nova iluminação pública da Linha Verde, no trecho do Jardim Botânico ao Pinheirinho. As equipes estão trabalhando entre os binários Santa Bernardethe e São Pedro. A previsão é implantar a iluminação até outubro. “A implantação da nova iluminação pública faz parte da contrapartida da Prefeitura do empréstimo internacional feito para implantação da Linha Verde”, afirma o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.

A Linha Verde está ganhando 352 superpostes, com 16 metros de altura, e 480 postes comuns e ornamentais. Como são mais altos que os postes tradicionais, os superpostes iluminam uma área maior. Outra vantagem é que este equipamento resiste mais ao vandalismo porque o cabeamento é aéreo, o que dificulta o furto de material.
Também está programada a colocação de 608 luminárias de alto rendimento de 400 watts e colocação de outras 460 luminárias de 150 watts. Serão usados no trabalho 40 mil metros de cabos de iluminação, além de 26 mil metros de fiação nos novos equipamentos. Os postes antigos retirados da rodovia serão reaproveitados em outras áreas da cidade.