A previsão do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura em Transporte) é que a cratera aberta pela chuva no último domingo no macro-anel rodoviário de Campo Grande, na região do conjunto Novos Estados, tenha o asfalto recomposto em até 45 dias. O trecho atingido foi o km 486, na BR-163.
Em entrevista ao jornal Bom Dia MS, da TV Morena, o chefe de serviço de engenharia do departamento, Guilherme Alcântara de Carvalho, afirmou que os recursos para a obra estão assegurados e a velocidade da recuperação da área vai depender das condições climáticas. Ontem, a cratera chegava a 40 metros de extensão e 12 de profundidade.
Guilherme ponderou que num primeiro momento a prioridade é fazer um desvio em que os caminhões não circulem por dentro dos bairros de Campo Grande. O tráfego chega a 6 mil veículos por dia “Placas de alerta foram colocadas em postos de saúdes e escolas”, cita Guilherme. Segundo ele, a Defesa Civil informou que dentro de quatro dias a chuva deva dar uma trégua, a partir de então o desvio será executado.
A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) definiu ontem duas rotas. Para os motoristas que trafegam no sentido São Paulo-Cuiabá, a opção é a seguinte: ruas Desembargador Leão do Carmo e Carlinda Pereira Contar, avenida Airton Senna (antiga Senhor do Bonfim), chegando ao macro- anel novamente e, à frente, na BR-163.
Já para quem se desloca no sentido Cuiabá-São Paulo, a alternativa é a avenida Cônsul Assaf Trad com retorno no Terminal Nova Bahia, avenida Airton Senna, ruas Carlinda Pereira Contar e Desembargador Leão do Carmo até alcançar o macro-anel novamente.