A Polícia Rodoviária Federal apreendeu ontem de madrugada em Ourinhos diversos produtos importados ilegalmente do Paraguai. Estimativa da polícia é de que o montante chegue a aproximadamente R$ 300 mil. Foram presas 12 pessoas que vão responder por crime de descaminho.
A carga apreendida resultou da abordagem de três ônibus de linha que seguiam de Maringá (PR) a Santos, Londrina (PR) a Santo André e de Foz do Iguaçu (PR) ao Rio de Janeiro (RJ).
Os veículos foram abordados durante a “Operação Aliança”, que desde o dia 31 de julho reforçou o policiamento nas rodovias para combater o tráfico de armas, de drogas e prender foragidos da Justiça.
A blitz começou por volta de meia-noite e mobilizou em torno de 16 policiais, do Estado de Minas Gerais e São Paulo. Os três ônibus foram abordados em frente à Base Operacional em Ourinhos, no quilômetro 345 da BR-153.
A policial Carla Saliba acredita que as pessoas presas não são as donas dos produtos e que tinham sido contratadas para fazer o transporte.
Segundo ela, como os ônibus fretados passaram a sofrer maior fiscalização, cresceu o uso dos ônibus de linha pelos sacoleiros com material ilegal.
Entre os produtos recolhidos estão computadores portáteis, câmeras fotográficas digitais, placas-mãe, aparelhos de DVD e toca CDs para automóveis. Somente numa das malas, conta a policial, foram encontradas 60 câmeras digitais.
Os 12 passageiros presos, nove homens e três mulheres, residem em sua maioria nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ). Segundo a PRF, nenhum deles possui antecedentes criminais. Os produtos foram recolhidos ao depósito da Receita Federal em Marília.