Ação quer coibir a saída de motoristas estrangeiros sem pagar infrações de trânsito

A partir desta quarta-feira os postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Uruguaiana, São Borja e Livramento receberão o reforço de seis agentes cada. A medida serve para reforçar a nova regra de cobrança de multas a motoristas estrangeiros.

Desde ontem, veículos de outros países com infrações só são liberados após a quitação dos débitos. As três unidades que receberão os reforços, são as principais rotas de entrada e saída dos veículos estrangeiros — 90% deles argentinos. O inspetor-chefe do setor de comunicação da PRF, Alessandro Castro, salienta que os 18 agentes serão remanejados para os postos da fronteira até o final do verão.

Por enquanto, o motorista estrangeiro que tiver cometido infrações, só pode quitar as dívidas em horário bancário. Nas próximas semanas, a PRF deve baixar uma portaria autorizando que os policiais possam receber o pagamento.

Eles ficariam com o dinheiro até a abertura dos bancos no dia seguinte. A medida também valeria para os finais de semana. Somente nesta terça-feira, pelo menos 250 veículos de outros países foram fiscalizados nas rodovias federais no Rio Grande do sul — 120 deles estavam com multas pendentes.