A Polícia Rodoviária Federal segue com um efetivo cada vez mais reduzido no Nortão. De acordo com o inspetor Ismael Vieira, atualmente apenas 16 policiais estão atuando no trecho de cerca de 500 km da BR-163, na região Norte. Ele explicou que já levou a situação ao conhecimento do superintendente, em Cuiabá, mas não há perspectiva, há curto prazo, de resolver a situação.

“Estamos aguardando a realização do novo concurso, que deve estar sendo divulgado através de edital, agora em agosto. Com o concurso, esperamos que novos policiais venham a aumentar o nosso efetivo, para que possamos melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados”, ressaltou. Segundo o inspetor, serão necessário pelo menos 40 policiais para atender na delegacia de Sorriso e no posto de Itaúba.

Quando for instalado o posto da PRF em Guarantã do Norte, cujo projeto já foi aprovado em Brasília, serão necessários mais 23 para atender àquela localidade. Pelo concurso, devem ser oferecidas cerca de 330 vagas, divididas entre o Pará e Mato Grosso. A previsão é que seja realizado ainda este ano, já que após os testes classificatórios, ainda deverão passar pela academia. Enquanto isso, são mantidos os serviços essenciais de fiscalização.

O número de viaturas, cinco no total, de acordo com o inspetor, são suficientes, por enquanto, para atender ao trabalhos.