Em reunião na tarde desta terça-feira (27), cerca de 30 policiais rodoviários federais que ocupam funções de confiança na Superintendência do Piauí assinaram uma carta de intenção de entrega dos cargos até o próximo dia 30, prazo final para que o Governo Federal cumpra com o acordo firmado com a categoria e atenda reivindicações acordadas em março deste ano. Além do Piauí, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul tomaram a mesma atitude.
O documento foi assinado na sede da 17ª Superintendência Regional. De acordo com nota enviada pelo Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Piauí – SINPRF/PI -, todos os chefes de seções e núcleos, assim como chefes de delegacias e substitutos, assinaram o documento enviado ao superintendente regional, inspetor Bernardo Val. Fonte do Cidadeverde.com confirmou que a adesão foi maciça.
O prazo para que se inicie uma greve termina no dia 30 de maio. A paralisação foi impedida em março, após acordo com os ministérios do Planejamento e da Justiça para a inclusão de reivindicações na medida provisória 431. No entanto, a exigência de nível superior para ingresso na carreira não foi incluído na MP. E o reajuste salarial combinado para julho, foi colocado apenas para novembro. Por conta disso, uma Operação Tartaruga foi realizada no último domingo, dia 25.
A carta de intenção não implica em demissão imediata, mesmo se protocolada no próximo dia 30, quando poderá começar a greve da qual servidores de confiança não podem participar. Além disso, eles só deixarão os cargos após a nomeação de outro nome para seu lugar. A idéia da carta já havia surgido no Piauí em março, quando houve ameaça de greve, e foi imitada por outros estados hoje. A expectativa é que todos os que ocupam funções de confiança no país façam o mesmo.