São alunos de escolas particulares e públicas; idéia é que as crianças sejam multiplicadores

Barra Mansa – O Programa de Educação no Transito (PET) da Coordenadoria de Trânsito (Coortran) começou ontem uma série de palestras no mês de junho. Os encontros sobre segurança no trânsito ocorrem nas escolas do município. O programa pretende formar uma nova geração de motoristas e pedestres. A idéia da prefeitura é de que mais de 22 mil jovens em toda a cidade participem das palestras, incluindo unidades escolares públicas e particulares.

A primeira palestra realizada este mês aconteceu na Escola Municipal Tancredo Neves, no bairro Piteiras. Lá, os estudantes do Ensino Fundamental assistiram a uma peça teatral com dicas e conselhos de como se comportar, tanto como pedestres como motoristas. Com recursos como esse, os idealizadores do projeto acreditam que os alunos possam se tornar disseminadores de informações aos pais. – Eles não dirigem, mas são importantíssimos para que tenhamos um futuro melhor. Vamos trabalhar a educação no trânsito. Mas, o mais importante, é que essa garotada vai passar o que aprendeu para seus pais, amigos e parentes. Serão eles os multiplicadores – disse o prefeito Roosevelt Brasil (PMDB), por meio da sua assessoria de imprensa.

DINAMISMO – Como forma de dinamizar o processo e chamar a atenção dos jovens, estagiários do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) se transformam em verdadeiros artistas. A estudante de pedagogia Josielly Rocha, por exemplo, incorpora o palhaço Pipoca.

– É muito legal esse trabalho. Os estudantes amam receber o projeto. É uma forma criativa de desenvolver o trabalho com qualidade – contou ela.

Também participam do projeto a aluna de Gestão de Pessoas, Aline Medeiros; de pedagogia, Flávia Rodrigues, e de letras, Priscila Leite Barbosa; além da gerente de Ações Estratégicas do PET, Rosângela Alcântara.

– Elas são ótimas no que fazem. Estão preparando nossos futuros motoristas para que tenhamos um trânsito melhor nos próximos anos – afirmou o coordenador de Trânsito, Jorge Justo.