A Prefeitura de Vinhedo começou, nesta segunda-feira, a multar veículos pesados circulam por 10 vias estabelecidas na cidade. Com a campanha educativa realizada pela Secretaria de Transporte e Segurança, até o começo da tarde, o tráfego de veículos pesados diminuiu em 30% no município.

Durante a manhã, a Guarda Civil Municipal realizou blitz no Portal da cidade, principal acesso usado pelos caminhoneiros que utilizam o município como rota alternativa para fugir da cobrança de pedágio existente na Rodovia Anhangüera, em Valinhos. Em três horas de operação de bloqueio, 31 multas foram aplicadas. A multa para o motorista que infringir a lei é de cerca de R$ 85,00, com penalidade de quatro pontos na carteira.

Durante todo o dia a Guarda Civil Municipal realizou blitz em locais e horários distintos para impedir o tráfego de caminhões acima de dois eixos. Segundo o prefeito da cidade, Kalu Donato (PL), o objetivo da lei foi proporcionar segurança aos motoristas e pedestres. “Além das principais vias de Vinhedo ficarem congestionadas, o asfalto é danificado com freqüência, em função da circulação de veículos de grande porte e isso causa prejuízos aos cofres públicos. Vinhedo não está preparada para receber um fluxo tão grande de caminhões, por isso determinamos a proibição do tráfego de veículos pesados” , explicou.

A proibição vale para veículos com mais de dois eixos. Os veículos de carga que possuem o terceiro eixo retrátil estão incluídos na restrição de tráfego. O Decreto não se aplica aos veículos que precisarem efetuar carga ou descarga de mercadorias no município, desde que apresentem nota fiscal, e veículos utilizados para serviços públicos do município.