Há três anos as obras de duplicação da BR 101 se arrastam. Depois das desapropriações e das chuvas, agora foi o projeto de drenagem das marginais da rodovia que atrasou o ritmo dos trabalhos que estão sendo feitos desde o final de 2005, quando foi assinada a ordem de serviço da duplicação.

“As marginais eram para ter sido feitas durante a recuperação da pista, mas não foi porque a prefeitura de Natal não concordou com o projeto de drenagem apresentado pelo Dnit, tivemos que readequar o projeto, que já está pronto. Não houve nenhuma modificação no projeto original”, disse o superintendente do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte do RN, José Narcélio.

As obras de drenagem e recuperação das marginais vão ser feitas logo após a conclusão da duplicação e recuperação do trecho que vai de Parnamirim a São José do Mipibu, que deverá ser aberto ao público em dezembro deste ano. “Concluída essa fase, voltamos para Natal onde serão feitas, nos dois sentidos da BR 101, as marginais e a drenagem de toda a área, que vai captar toda a água da área, que não terá mais problemas no período das chuvas”, disse José Narcélio.

Enquanto isso, poucos trechos da via possuem marginal e mesmo assim, em péssimo estado de conservação. Um desse trechos fica próximo ao túnel que possibilita o acesso aos Conjuntos Jiqui, Pirangi e Neópolis. Logo depois tem um pequeno trecho de barro. Já nas proximidades da loja de carros da Pejout não existe marginal, apenas um estreito acostamento. A mesma coisa acontece na saída do Conjunto Cidade Satélite. O mato toma conta do local onde deveria ser a marginal. Do outro lado da BR-101 (sentido Parnamirim/Natal) uma cratera está próxima à pista. Questionado sobre a cratera aberta nas proximidades do Condomínio Buena Vista, o superintendente disse que “aquela cratera não existia antes da construção do condomínio, mas mesmo assim, faremos o serviço que for de nossa competência”.

Além da construção das marginais no trecho que vai do viaduto de Ponta Negra até Parnamirim, o DNIT também vai fazer a travessia de pedestres nos municípios de São José do Mipibu, Goianinha e Canguaretama.

“Tivemos que fazer umas readequações no projeto para construir quatro passagens inferiores (uma espécie de viaduto) próximo às usinas para que os pedestres atravessem com segurança nessas áreas onde é grande o fluxo de caminhões”, explicou Narcélio.

A previsão do DNIT é que as obras de duplicação da BR 101 no RN sejam entregues em junho de 2009, já com as marginais. “Quando tudo estiver pronto, o condutor vai poder ir do Machadão para Parnamirim só pelas marginais”, garantiu.