Estudo em processo de aprovação prevê a construção de viaduto e pista lateral nas rodovias responsáveis pela ligação entre a Região Sul de Belo Horizonte e Nova Lima

As rodovias BR-356 e MG-030, na Região Sul de Belo Horizonte, serão interligadas para resolver um grande problema dos motoristas que moram ou trabalham no Bairro Belvedere e em Nova Lima, na região metropolitana. O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) concluiu o estudo de um projeto executivo da BHTrans que prevê a construção de uma pista lateral e de um viaduto sobre a BR-356, em frente à Reserva Ecológica do Cercadinho, e depende de pequenos ajustes para ser aprovado.

A obra está dentro do projeto Portal Sul, que também prevê a construção de um outro viaduto ligando a BR-356 à MG-030 (sentido BH/Nova Lima) e de uma trincheira unindo a MG-030 à BR-356 (sentido Nova Lima/BH), nas proximidades do BH Shopping. “As intervenções serão em BH, mas têm a parceria do governo federal e da Prefeitura de Nova Lima, através de uma medida compensatória pela instalação de um grande empreendimento imobiliário no nosso município”, informa o secretário de Planejamento e Gestão de Nova Lima, Mauri Lopes Ferreira.

A empresária Sônia Diniz, de 48 anos, mora num condomínio fechado em Nova Lima e trabalha em Belo Horizonte. Ela reclama que sempre enfrenta congestionamento quando retorna para casa, no fim da tarde. “Essa obra vai acabar com o transtorno da gente. O trânsito das 18h às 19h30 é um caos. Muitas pessoas descem de Nova Lima para Belo Horizonte e outras no sentido contrário”, disse a empresária.

O motorista que chegar a Belo Horizonte pela BR-040 e Anel rodoviário, com destino ao Belvedere ou Nova Lima, também vai ficar livre do trevo do BH Shopping, pois vai entrar antes na MG-030. E quem sai do Belvedere e Nova Lima sentido Rio vai contar com um viaduto sobre a BR-356, com opção de fazer o retorno no Túnel do Extra e voltar para Belo Horizonte.

A ligação das rodovias é esperada com ansiedade pelos moradores da região, segundo o presidente da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere, Ubirajara Pires Glória. Com a expansão imobiliária em Nova Lima, 32 mil veículos usam, por dia, a MG-30, já congestionada com o acesso a shoppings, hospitais, faculdade e escritórios de uma montadora de veículos, além de cidades como Rio Acima e Raposos. No município existem 37 condominíos.

Para o corretor de imóveis Antônio Patrício Neto, de 50, que mora em Nova Lima e trabalha em Belo Horizonte, já passou da hora das duas rodovias serem ligadas. “Quando vou para o Rio, ou contorno o BH Shopping, o trânsito é inviável. Os carros chegam de todos os lados, gente indo para a faculdade, escritórios e hospitais. Belo Horizonte não tem mais por onde crescer e seus moradores estão mudando para Nova Lima”, disse Antônio.

O diretor de planejamento da BHTrans, Hélio Rodrigues, informou que as obras serão dentro de uma área de domínio federal e não haverá danos ambientais à mata do Cercadinho. “A demanda por deslocamento na região está crescendo muito, chegando a um ponto de saturação. Na medida em que novos empreendimentos forem se instalando, vamos colocar como condicionante a implantação dessas obras viárias”, disse o diretor de planejamento da BHTrans.