Moradores de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, fecharam por aproximadamente trinta minutos o km 66 da BR-277 no fim da tarde deste domingo (4). A pista no sentido Paranaguá-Curitiba foi liberada por volta das 18 horas. O protesto gerou engarrafamento de dois quilômetros.
Os manifestantes querem que a concessionária Ecovia, que administra o trecho, construa uma trincheira no local, já que o retorno usado pela população está fechado com cones. A concessionária alega que o fechamento foi feito para evitar acidentes.
Imprudência
A Ecovia explicou que o retorno é fechado durante o verão para garantir a segurança da população. No local, de acordo com a assessoria da empresa, são registrados flagrantes de grave imprudência.
A Ecovia informou ainda que os moradores devem fazer o pedido de obras formalmente à empresa via ouvidoria e em horário comercial. Após feito o pedido, o documento é encaminhado ao Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER), órgão que autoriza todas as obras realizadas na concessão.
Esta é a segunda vez que os moradores fecham a pista somente neste fim de semana. Na manhã de sábado (3), os moradores fecharam a pista que liga a capital às praias durante uma hora.
No começo da noite, o trânsito ainda estava lento na região, mas sem registro de paralisação. O fluxo na BR-277 era de aproximadamente 2 mil carros por hora que fazia o trajeto Paranaguá-Curitiba.