O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) autuou ontem 11 caminhões-tanques por apresentarem irregularidades para o transporte de cargas perigosas (combustíveis). A fiscalização do órgão foi feita em São Manuel (69 quilômetros de Bauru), no
quilômetro 176 da rodovia Geraldo de Barros (SP-191). Em média são autuados 25% dos veículos, entretanto ontem atingiu 65%, percentual muito superior.

O chefe de divisão técnica da Regional do Ipem em Bauru, Luiz Antônio Brizzi, ressalta que preocupa o crescimento de autuações. Ele acrescenta que o número de autuações em fiscalização feita em Bauru, na semana passada, também ficou acima da média.

Ao todo os técnicos do Ipem averiguaram 17 caminhões em São Manuel, no período da manhã. Brizzi explica que o principal problema nos caminhões foi a condição dos pneus e o sistema de suspensão. Os 11 caminhões apresentaram 90 irregularidades, o que representa 8,2 por veículo inspecionado.

O Instituto ainda apreendeu dois CIPPs (Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos), o que impede o transporte de cargas até sua regularização. Os proprietários dos caminhões autuados têm 15 dias para apresentar defesa, que ainda passará por uma avaliação jurídica.

A fiscalização do Ipem inspeciona sistema de direção, suspensão, pneus, freios e outros itens. A operação foi feita na Base do Policiamento Rodoviário de Botucatu. O ponto escolhido interliga a
rodovia Marechal Rondon (SP-300) ao município de Piracicaba.