A Rádio VIAPAR, um projeto pioneiro de comunicação interna da concessionária de rodovias do norte, noroeste e oeste do Paraná, já completou nove meses de operação. Ela surgiu em maio de 2006, com o objetivo de levar informação, integrar, prestar serviço, entreter e difundir a educação corporativa.

Com nove meses era preciso criar algo novo para atrair ainda mais a participação dos “ouvintes colaboradores” foi ai que surgiu a idéia do estúdio móvel Rádio VIAPAR, “Será como uma rádio itinerante, ou seja, uma vez por mês, a partir de fevereiro, a Rádio deixa o seu estúdio na sede da empresa para transmitir direto de uma das nossas praças”, explicou Marçal Siqueira, supervisor de comunicação da VIAPAR.

Para o diretor presidente da VIAPAR, Inaro Fontan Pereira, a Rádio aproximou muito os colaboradores da empresa, que participam da programação, gravam vinhetas, pedem músicas e ficam sabendo tudo sobre a VIAPAR. “Com o estúdio se estendendo até as praças, a Rádio será ainda mais eficaz, pois além de ouvir a programação pelas mais de 100 caixas instaladas em todos os locais onde há um colaborador nosso, agora ele vai além de curtir tudo, ter o estúdio por um dia no local de trabalho, criando ainda mais interação e participação nesse eficiente instrumento de comunicação e recursos humanos”, concluiu Inaro. O presidente ainda enfatiza que é muito importante a participação de cada colaborador quando a Rádio estiver com o estúdio onde ele trabalha.

A Rádio VIAPAR vem inovando desde a sua inauguração, além de 24 horas de música e de todos os gêneros, três programas são sucessos na programação, o “Jornal Integração”, que traz todas as novidades da empresa quatro vezes por semana, o “No meu setor é assim”, que traz as explicações de como funciona um determinado setor da empresa e qual a sua interação com os outros departamentos e o “Fale com a Diretoria”, onde os diretores da VIAPAR respondem perguntas enviadas pelos mais de 500 colaboradores da concessionária.

A idéia do estúdio da Rádio para os mais distantes pontos onde temos um colaborador é considerada ótima, “tenho certeza de que será um sucesso esse projeto, temos até a idéia de levar o ‘Fale com a Diretoria’ para ser apresentado ao vivo de uma de nossas praças”, afirmou José Nascimento, gerente de Recursos Humanos da VIAPAR.

A Rádio tem colaborado muito com a comunicação interna da VIAPAR. “Nós que trabalhamos na concessionária ficamos muito satisfeitos de ouvir e participar da programação e agora melhor ainda com um estúdio no nosso local de trabalho”, disse Márcio Knelbe, que além de agente líder da Praça de Castelo Branco é correspondente da Rádio.

Para quem não conhece como funciona a Rádio VIAPAR é importante explicar que o sistema de integração não é como rádio convencional e sim por transmissão a partir de fibra óptica (meio usado para o som chegar até as praças de pedágio). A Rádio que está instalada na Assessoria de Comunicação, na sede da VIAPAR é comandada por sistema informatizado alimentado com informações todos os dias. Quem acompanha ouve programação musical bem diversificada, avisos, brincadeiras, boletins e tantas outras novidades.