Governo do Estado já disponibilizou patrulha mecanizada para as obras, que começarão nos próximos dias
Nos próximos dias serão iniciadas em Cruzeiro do Oeste as obras de readequação das estradas rurais. O Governo do Estado disponibilizará patrulha mecanizada para a execução dos serviços. Na última segunda-feira, representantes dos órgãos estaduais responsáveis pelos trabalhos se reuniram com o prefeito Zeca Dirceu.
No encontro foi definido o cronograma de trabalho. As obras deverão ser iniciadas no início de junho. Serão readequadas oito estradas no município, totalizando mais de 30 quilômetros.
De acordo com Zeca Dirceu, as adequações proporcionaram economia ao município. “Iremos conseguir viabilizar o escoamento do trabalho dos produtores mais facilmente e também permitir um melhor acesso as propriedades”, disse o prefeito.
Os órgãos envolvidos na parceria são o DER (Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná), a Seab (Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento), A Codapar (Companhia de desenvolvimento Agropecuário do Paraná), a Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) e o IAP (Instituto Ambiental do Paraná).
Sob o DER, fica a responsabilidade sobre as ações técnicas para a readequação, como terraplanagem, corte de barranco, entre outras. Quanto à Seab, ficará a cargo da secretaria o trabalho de conscientização dos produtores, diretamente atingidos pela recuperação, para a prática de manejo e conservação do solo e da água.
Este manejo atinge diretamente a conservação dos trabalhos realizados. Os produtores também serão convidados a participar das obras, com a doação de áreas para retirada de terra, cascalhos que por ventura possam ser usados.
Aos produtores também será pedido a liberação de área para dispositivos de drenagem e controle de erosão fora da faixa de domínio do poder público. A secretaria ainda irá promover a capacitação e treinamento em manutenção de estradas rurais.
Será de responsabilidade do município o alojamento dos servidores estaduais que irão acompanhar as obras e a remoção e recolocação das cercas nas propriedades vizinhas às estradas.
Iniciativa própria
O município de Cruzeiro do Oeste, antecipando-se ao programa estadual, já está providenciando a recuperação de alguns trechos de suas estradas rurais.
Exemplo disto é a estrada Guarani, que liga os bairros Guarani e Cione e está sendo readequada. Trechos da estrada que estavam em situação crítica serão reformados, além do alargamento e adequação dos intervalos em aclive.
Esta via rural possui aproximadamente 16 quilômetros. O município irá investir cerca de R$ 40 mil reais na obra, com recursos próprios.
Na estrada Gimenes o Governo Municipal está concluindo as obras de adequação. Nestas obras está incluindo a construção de um aterro que permitirá a escoação de água, evitando problemas de erosão.
A estrada estava com problemas sérios para ser utilizada devido ao rompimento da tubulação que escoava a água no local. A estimativa é que em aproximadamente dez dias os trabalhos estejam concluídos.