Lucianópolis – O tão sonhado recapeamento da estrada SP-315, que interliga os municípios de Duartina, Lucianópolis e Ubirajara, e que é utilizada para escoar a produção de laranja, madeira, hortifruti e cana-de-açúcar, pode sair em breve.
A informação é do presidente do Sindicato Rural de Duartina, José Yamaguti, que se encontrou, na última quinta-feira, com o deputado estadual José Antônio Barros Munhoz (PSDB).
O parlamentar reforçou o pedido de recapeamento da via junto à direção do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). “Está praticamente acertado o recapeamento da SP-315, no trecho de Duartina e Ibirajara”, acredita Yamaguti.
Segundo ele, durante a reunião com o deputado Barros Munhoz, em que participaram também o prefeito de Lucianópolis, Ademir Mantovanelli (PT), e a engenheira agrônoma do município, Érika Yamaguti Paganini, o parlamentar teria falado, por telefone, com a direção do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e garantido que o recapeamento da via será priorizado pelo órgão. “Ele conversou com ele na nossa frente. Pediu prioridade para esta estrada”, conta Yamaguti.
Conforme o JC noticiou há cerca de três meses, a SP-315, formada por um trecho de 32 quilômetros, é de responsabilidade do governo estadual, cuja manutenção é feita pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER).
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Duartina, que também é produtor do ramo de hortifruti, desde que a estrada foi construída nunca mais recebeu recape.
Atualmente, grande parte dos veículos que circulam na estrada é de transporte de mercadorias produzidas na região.
Produtores enfrentam problemas com a manutenção dos veículos, que são danificados devido aos buracos e à péssima condição da via, que nem acostamento possui.
A reivindicação dos produtores da região para que a via seja recapeada é antiga. “Mais de 10 anos batalhando e acredito que agora sai. Está bem encaminhado (o pedido). Eu senti firmeza”, comenta Yamaguti.
Segundo o produtor, a microrregião agrícola formada pelos municípios de Lucianópolis, Duartina e Ubirajara possui atualmente mais de dois milhões de pés de laranja.
“Nossa estrada aqui, nesses 30 quilômetros, é bem ruinzinha, a que liga Ubirajara a Duartina. E nós ficamos bem no meio que é Lucianópolis. O pessoal está deixando de pegar gente (trabalhador rural) em Duartina e em Lucianópolis para contratar gente até do Paraná, por causa da estrada (ruim)”, comenta Yamaguti.
A assessoria de imprensa do deputado Barros Munhoz confirmou o contato do parlamentar com o DER, reforçando a necessidade de priorizar o recapeamento da SP-315. No entanto, não há nenhuma previsão sobre quando, de fato, o serviço será realizado na rodovia.
Enquanto isso não acontece, os produtores sofrem com os altos custos dos fretes cobrados pelos caminhoneiros. “Encarece o transporte porque os caminhões grandes não querem fazer frete na nossa região, por causa do péssimo estado de conservação da estrada”, lamenta Yamaguti.
Estrada municipal
Na mesma reunião, o prefeito de Lucianópolis, Ademir Mantovanelli (PT), também recebeu a promessa de liberação de verba através do Programa Melhor Caminho, desenvolvido pelo Governo do Estado, para obras de adequação e também melhorias na estrada municipal LCN 020, no trecho de cinco quilômetros, que liga a cidade ao bairro Alambari.
A estrada, que é de terra, não será asfaltada mas deverá receber melhorias que, entre outras coisas, permitirá conter a água da chuva. A obra será executada pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), segundo a engenheira agrônoma do município, Érika Yamaguti Paganini. Porém, o valor total a ser liberado pelo estado para as obras ainda não foi divulgado.