As péssimas condições da MT-010, nos trechos que liga Ipiranga do Norte ao Alto do Rio Branco e Tabaporã – via Gleba Mercedes I e II (conhecida como Nova Fronteira) – até a MT-220, causaram sérios prejuízos aos produtores da região Médio-Norte durante o escoamento da safra 2006/2007. A informação é de líderes políticos e comunitários que pedem providências do Poder Executivo para estancar as perdas na próxima safra.

Atento ao problema, o deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT) encaminhou ao Governo do Estado uma Indicação Parlamentar solicitando o imediato levantamento e cascalhamento do trecho de cerca de 10 quilômetros que liga Ipiranga do Norte ao município de Alto do Rio Branco. O percurso de 138 quilômetros, que liga Tabaporã até a MT-220, também deve ser recuperado, segundo Otaviano.

“Essa é uma região próspera, que faz parte do celeiro agrícola de Mato Grosso. Assim, é preciso que o Estado dê condições estruturais para o escoamento de sua produção”, argumentou o deputado. “A recuperação da MT-010 não apenas reduz as despesas com transportes, como também contribui para o crescimento do comércio local e para o desenvolvimento da região”.

De acordo com o vereador de Tabaporã, Francisco Candia (PDT), vários produtores perderam carretas de grãos na atual safra. “A escoação da safra coincide com a época de chuvas em Mato Grosso, nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Com isso, as carretas acabam ficando nos atoleiros”, contou o vereador.

Os prejuízos dos produtores seriam amenizados se o Governo do Estado investisse urgentemente, conforme indicação de Otaviano Pivetta, na recuperação desses trechos, com serviços de levantamento da estrada, encascalhamento, e recuperação de pontes e bueiros.