Umas das principais obras inclusas no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, o Arco Rodoviário do Rio de Janeiro, com 122,9 quilômetros de extensão, receberá recursos para a implantação de 77 quilômetros a partir deste ano.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos assinaram hoje (06/02) o convênio de cooperação técnica com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para a licitação do projeto executivo desse empreendimento do trecho a ser implantado, no valor estimado de R$ 800 milhões. O Arco Rodoviário é formado pelas rodovias BR-493, BR-116, retornando a BR-493 até porto de Itaguaí, na Bahia de Sepetiba.

A carteira de obras do DNIT prevê para o ano de 2007 diversas obras nas rodovias federais do Rio de Janeiro. Entre as frentes de trabalho em andamento pelo Órgão, que compõe também o Arco Rodoviário, está a obra de duplicação da BR-101 no Estado.

Com 29,6 quilômetros de extensão, as obras de duplicação e ampliação da capacidade da rodovia abrangem o trecho que vai de Santa Cruz ao acesso a Mangaratiba/Itacuruçá e acesso ao Porto de Itaguaí (BR-493). O Consórcio Carioca/Serveng/S.A.Paulista foi contratado pelo DNIT para executar o empreendimento, iniciado em setembro de 2006. Esta obra está avaliada em R$ 142 milhões.

Em 2006 foram liberados R$ 63 milhões para os serviços, que contam com mais R$ 55 milhões em 2007 para a continuidade das obras de duplicação, de acordo com o cronograma financeiro do Projeto Piloto de Investimentos – PPI.

Até o momento, o consórcio contratado já realizou a instalação do canteiro de obras, a limpeza de áreas lindeiras, onde será executada a nova pista, mais serviços de terraplenagem, contenção de encostas, entre outros serviços.

Este empreendimento prevê a construção de 9 pontes, 5 viadutos, 3 passagens inferiores e 3 passarelas. Além desses serviços, será feita a limpeza e terraplenagem do trecho, implantação de base estabilizada com mistura, base de brita graduada, concreto betuminoso usinado à quente, reciclagem de pavimento, barreiras New Jersey duplas o similares e sinalização horizontal do pavimento.