s deles foram durante a Operação Lei Seca, na madrugada de sábado. O último ocorreu em Itaara

Ao que tudo indica, 2008 deverá seguir a tendência de aumento de flagrantes de embriaguez ao volante na região, conforme mostrado em reportagem de A Razão deste fim de semana. Só da última sexta-feira até a noite de domingo, mais 4 casos foram registrados. 2 deles, durante uma barreira da Brigada Militar (BM) em uma das avenidas mais movimentadas de Santa Maria.

Durante a Operação Lei Seca, que a BM realiza todo final de semana e tem abrangência estadual, 2 condutores foram flagrados em Santa Maria com mais álcool no sangue do que o permitido por lei. O primeiro caso foi na avenida Fernando Ferrari, numa barreira montada próximo a um posto de combustíveis. Conforme os policiais militares, por volta das 3h de sábado, o engenheiro Marcelo Souza Camponogara transitava com sua GM S10, placas IIC 8637, com visíveis sintomas de embriaguez alcoólica. O teste do bafômetro indicou 6,2 dg/l. Uma hora depois, próximo ao mesmo local, o professor de Educação Física, André Luiz Chaves Lopes, de 24 anos, estaria conduzindo seu Fiat Palio, placas IHT 3352, “sob influência de álcool”, conforme consta no registro policial, fato que teria sido comprovado após o teste alveolar.

Já por volta das 3h31 de domingo, o estudante Lucas Petri Loureiro, de 21 anos, teria “cantado pneu” na sinaleira das ruas Doutor Bozano e Duque de Caxias. Ele dirigia um VW Gol, placas DET 6097. Logo depois, o condutor foi abordado em frente à praça Saturnino de Brito por uma barreira de agentes da Diretoria Municipal de Trânsito (DMT) com apoio de policiais militares. O teste alveolar registrou que o motorista estava com 12 dg de álcool por litro de sangue, quando o máximo permitido é de 6 dg/l. Seu veículo foi recolhido a um guincho da cidade e ele responderá a um inquérito policial.

O último registro ocorreu por volta das 16h40 de domingo, durante um rodeio realizado na Estação Pinhal, no município de Itaara. José Alberi dos Santos Siqueira, de 42 anos, envolveu-se num acidente com danos materiais, numa colisão lateral entre seu VW Gol IEC 1960 e uma Ford Pampa LCU 2552. Foi chamada uma guarnição da BM ao local, que notou sintomas de embriaguez em Siqueira. O teste do bafômetro, realizado em Santa Maria, deu resultado de 18,6 dg/l e o condutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro da ocorrência. Ele também responderá a inquérito policial.

Na edição de fim de semana, A Razão mostrou que o número de flagrantes de embriaguez ao volante mais que dobrou nos últimos dois anos nas estradas federais. Somente na região de abrangência da 9ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, com sede em Santa Maria, ocorreram 108 casos em 2007. No entanto, até o fechamento desta edição, nenhum caso havia sido flagrado nas BRs da região.