Manter a distância de segurança do veículo que segue à frente é fundamental para evitar colisões traseiras. Para conscientizar os motoristas sobre os riscos desse tipo de acidente, a Renovias distribuirá a partir de segunda-feira (23/06), 30 mil folhetos sobre o tema. A ação faz parte da campanha educacional de segurança no trânsito Direção Legal – Sinal Verde para a Vida.

O material traz fotos e frases que demonstram situações de acidentes e transmitem a mensagem de que é possível evitar grandes estragos, como perdas humanas e materiais, tendo mais cautela e respeito no trânsito. “Os riscos são sempre maiores quando há excesso de velocidade. Por isso, além de manter a distância, é imprescindível respeitar os limites de cada rodovia”, reforça o gerente de operações de tráfego, engenheiro Rogério Bahú.

Com a chegada do inverno, a ocorrência de períodos de neblina é mais comum e exige cuidados redobrados. De acordo com Bahú, nesse caso, a distância entre os veículos deve ser ainda maior para possibilitar a realização de manobras com segurança. “Outro cuidado importante nessa situação é manter os faróis baixos acesos, mas não utilizar o pisca-alerta com o automóvel em movimento”, alerta.

Se a neblina estiver muito intensa, prejudicando demais a visibilidade, a recomendação é seguir até um lugar seguro, como postos de serviços ou bases do Serviço de Apoio ao Usuário (SAU) e aguardar que as condições do clima estejam favoráveis para garantir que a viagem seja realizada com tranqüilidade e segurança.

No total, 360 mil folhetos com orientações serão entregues aos usuários da malha viária até fevereiro de 2009 através da campanha de segurança. Também foram instaladas 24 faixas-banner ao longo das rodovias SP-340 e SP-344, nos trechos de maior volume de tráfego, despertando a atenção dos motoristas para os temas da campanha. A realização dessa campanha integra o Programa de Redução de Acidentes (PRA), criado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Essas ações são contínuas e vêm sendo realizadas desde o início da concessão.