Trecho administrado pela concessionária é, também, o mais bem avaliado do Paraná; empresa informa que, só este ano, estrada está recebendo investimento de R$ 17,6 milhões em melhorias

Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), considerado o mais importante e completo levantamento das condições das estradas brasileiras, divulgado neste dia 7 de novembro, apontou que o trecho administrado pela VIAPAR entre os municípios de Cambé (Norte do Estado) e Cascavel (Oeste), com 370 quilômetros de extensão, está entre os 19 mais bem conservados do País.

O trabalho, realizado anualmente, avaliou 87.592 quilômetros em todas as regiões brasileiras e concluiu que 64.699 quilômetros – o correspondente a 74,2% – apresentam problemas como má-conservação do pavimento e precária sinalização, que aumentam os riscos de acidentes e os custos do transporte.

A pesquisa CNT – que avalia uma série de itens – já havia colocado esse trecho da VIAPAR entre os melhores do País. No ano passado, por exemplo, a rodovia ocupou a 21ª posição no ranking.

É, também, a estrada mais bem avaliada dentre todas do Paraná, incluindo as federais, estaduais e concessionadas. Ela compreende parte da BR-369 entre Cambé e Arapongas, a PR-444 entre Arapongas e Mandaguari, a BR-376 entre Mandaguari e Maringá, a PR-317 entre Maringá e Peabiru, a BR-158 entre Peabiru e Campo Mourão e a BR-369 que liga Campo Mourão a Cascavel.

Somente neste ano, segundo a VIAPAR, o trecho recebeu investimentos de R$ 17,6 milhões, dos quais R$ 14 milhões em obras de restauração, R$ 2 milhões com aplicação de micro-concreto asfáltico e outros R$ 1,6 milhão com renovação da sinalização.

Para o presidente da concessionária, Inaro Fontan Pereira, o levantamento da CNT demonstra “a qualidade dos serviços implementados pela empresa, cuja preocupação é garantir mais conforto e segurança para os usuários”. Segundo ele, a VIAPAR “persegue níveis de excelência” e o fato de estar entre as melhores rodovias do Brasil “é motivo de grande orgulho”.

PRINCIPAIS CONCLUSÕES:

Em síntese, a Pesquisa Rodoviária CNT 2007 revela que:

– 54,5% da malha rodoviária analisada estão com o pavimento em estado Regular, Ruim ou Péssimo, totalizando 47.777 km.

– 65,4% da extensão pesquisada têm sinalização com problemas (57.253 km).

– 8,5% possuem placas total ou parcialmente cobertas por mato (7.462 km).

– 39,0% da extensão avaliada têm placas com a legibilidade deteriorada (31.880 km).

– 37,5% não possuem placas de limite de velocidade (32.815 km).

– 42,5% da extensão analisada não têm acostamento (37.259 km).