Trafego pesado causa desgaste na rodovia e projeto para construção de balança no intuito de controlar peso ainda esta no projeto


Castigada pelo grande movimento de caminhões, que escoam a safra do Paraná, Mato Grosso do Sul e do Paraguai, muitos trafegando acima do peso permitido, a PR 323 aguarda reparos e também equipamentos para controlar o tráfego. Apenas uma balança móvel é utilizada em sistema de rodízio, entre Cianorte, Cruzeiro do Oeste e o Porto Camargo (Icaraíma). O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) revela que um projeto está sendo elaborado para a construção de uma balança entre Cruzeiro e Umuarama.

Em alguns trechos a rodovia está bastante prejudicada. É o caso dos pouco mais de 20 quilômetros que separam Umuarama de Cruzeiro do Oeste, no leito normal e principalmente onde há terceira faixa (destinada aos veículos pesados). O acostamento também já dá sinais claros de desgaste e falta de conservação.
Em alguns pontos o asfalto afundou, criando verdadeiros degraus, o que força caminhoneiros a trafegarem pela pista principal em baixa velocidade, entre os carros de passeio. A viagem fica mais perigosa, pois muitas vezes o desnível aparece em pontos de ultrapassagem.

Segundo o DER, a única balança está no percurso entre Jussara e o rio Ivaí. Uma balança móvel vem sendo utilizada em outros trechos da rodovia, até a ponte sobre o rio Paraná, em Porto Camargo. A balança móvel é um elemento surpresa para caminhões que buscam estradas alternativas para fugir da fiscalização.

A assessoria de imprensa do DER informou que o projeto para construção de uma balança entre Cruzeiro do Oeste e Umuarama está bem adiantado. Mesmo assim, ela deve ser implantada apenas no ano que vem. Em matéria recente do Ilustrado, o superintendente regional do DER no Noroeste, Otavio José Silveira da Rocha, atribuiu o deslocamento da malha ao grande fluxo de caminhões e ao excesso de carga. Ele ressaltou que está prevista uma licitação para melhorias no trecho. O trabalho inclui recuperação da malha, selagem e tapa-buraco.