A Ecovia, concessionária que administra a BR-277 entre Curitiba e o Litoral e ainda as PRs 407 e 508 que levam às praias, a Polícia Rodoviária Federal, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e o Departamento de Estradas de rodagem do Paraná (DER-PR), já definiram as datas em que acontece a Operação Inversão desta temporada. Na operação, a PR-407 fica em mão única na volta das praias durante um determinado período para que o tráfego flua com mais facilidade.

Nesta temporada, as operações acontecem nos finais de semana de janeiro 4, 11, 18 e 25, sempre das 15 horas às 19 horas. A operação volta a ser repetida também no dia 24 de fevereiro, (carnaval) no mesmo horário das anteriores. Este é o quarto ano em que a mão única ocorrerá na PR-407.
O motorista deve ficar atento às datas que ocorrerão as inversões e aproveitar a operação para fazer o retorno das praias com maior tranqüilidade. Quem estiver nos balneários de Pontal do Paraná e Praia de Leste deve aproveitar o horário das 15 horas às 19 horas dos dias de operação para fazer o retorno, pois vai encontrar a PR-407 livre, com duas faixas de tráfego para viagem.

Para quem pretende passar o verão nas praias de Matinhos ou Guaratuba, por exemplo, e que geralmente utiliza a PR-508 para o retorno, a dica é optar pelos horários antecedentes às 15 horas ou após as 19 horas, assim, evita-se coincidir com o tráfego proveniente da PR-407.

A BR-277 receber mais de 1,5 milhão de veículos durante toda a temporada de verão 2008/2009. A estimativa é da Ecovia, que para atender toda a demanda reforçou suas equipes de trabalho, inovou nos serviços e promoverá ações para auxiliar os motoristas durante a viagem.