O plenário da Assembléia Legislativa aprovou ontem projeto de lei que denomina de Rodovia Francisco Carlos Ensslin o trecho da RST-481 entre os municípios de Sobradinho, Arroio do Tigre, Estrelha Velha e Salto do Jacuí. De autoria do deputado Adolfo Brito (PP), a proposição foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares. “A iniciativa é uma forma de prestar homenagem ao um político de destaque na região Centro Serra do Estado”, justificou Brito.

Ensslin teve sua trajetória política reconhecida, sendo vereador de Sobradinho e o segundo prefeito de Arroio do Tigre, de 1969 até 1973. Filho de família tradicional de imigrantes alemães, guardiões do segundo exemplar da bíblia publicada em alemão no mundo, simbolizada no brasão e na bandeira do município. “Um dos maiores incentivadores da construção da rodovia tem agora seu esforço reconhecido pelo Legislativo gaúcho”, disse o deputado.

Ensslin foi comerciante na localidade de Linha Cereja e participou da primeira instituição financeira da região, denominada Caixa Rural, que funcionou junto a sua casa comercial. Além disso, foi sócio-fundador do Lions Club de Sobradinho e da Cooperativa de Eletrificação Centro Jacuí Ltda (Celetro), com sede em Cachoeira do Sul. Participou também da criação da Cooperativa Agrícola Mista Linha Cereja Ltda – a mais antiga cooperativa de produção do Brasil.