O prefeito de Santa Cruz do Sul e presidente da comissão da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) em favor das obras da RSC-471, José Alberto Wenzel (PSDB), defende que o projeto da rodovia é tão importante que significa a redenção competitiva do Estado. Explica que o principal item da pauta de exportações do Rio Grande do Sul está na região, com o fumo, que é escoado pelo porto de Rio Grande. Ressalta que é esta questão precisa ser compreendida.
Wenzel afirma que não é contra a reivindicação dos prefeitos do Centro-Serra e de Cachoeira do Sul e as regiões precisam ser parceiras. Mas destaca que não abre mão da conclusão do traçado, pois a paralisação das obras significa desperdício de dinheiro público. Lembra que já houve a execução de mais da metade dos serviços no trecho e existe todo o licenciamento ambiental.
O prefeito santa-cruzense defende que a idéia da federalização do trecho da RSC-471 se impõe no momento, pois se trata de uma questão de sobrevivência competitividade para o Estado. “É a reestruturação do Rio Grande do Sul”, ressalta. “A forma mais realista de concluir da RSC-471 é a federalização e isso já foi aceito tecnicamente pelo governo federal. Agora depende apenas da assinatura da portaria e o enquadramento no PPA e assegurar os recursos no orçamento da União”, acrescenta.
O presidente da comissão da Amvarp ressalta que se o Estado perder esta oportunidade, haverá maior dificuldade para obter outra solução. Destaca que todos estão saturados de pedágios e a retomada com empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está mais distante.
FORÇA TAREFA
O prefeito de Santa Cruz e presidente da comissão para a continuidade das obras da RSC-471, José Alberto Wenzel, em conjunto com a vice-prefeita Helena Hermany realizam uma força-tarefa para mobilizar toda os setores representativos da região. O objetivo é sensibilizar o governo federal a incluir em seu Plano Plurianual (PPA) a conclusão da rodovia, no trecho entre Barros Cassal a RSC-287, em Vera Cruz. O prefeito obteve quarta-feira assinaturas de diversas entidades e líderes políticos da região para enviar ao coordenador da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, o deputado federal Mendes Ribeiro Filho, apoio à emenda ao projeto de lei do PPA 2008-2011 e ao orçamento geral da União de 2008.
Wenzel também entrou em contato com os deputados da região e pediu que cada prefeito acionasse o parlamentar de influência no seu município para que solicitem o apoio ao projeto. “Precisamos nos unir para que Santa Cruz e os demais municípios possam dar um salto de economia e de investimentos”, afirmou.