Ontem (08/05) pela manhã milhares de pessoas que dependem dos veículos das empresas Taguatur e Transcol ficaram desnorteadas por não ver sua condução costumeira passar no ponto de ônibus no horário de praxe. Isso ocorreu porque os motoristas e cobradores das empresas decidiram não sair para o trabalho às 5h da manhã, como fazem todos os dias, para poderem realizar uma assembléia na garagem dos veículos. O trânsito só voltou ao normal por volta das 9h da manhã.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Piauí, Erivan Santos, o feito poderá ser repetido outras vezes. “Não vamos mais fazer manifestação no centro da cidade ou paralisar o dia todo. Paralisaremos uma, duas ou três empresas sempre pela manhã”, afirma.

“Os empresários sempre marcam reunião no horário das nossas assembléias, impedindo que os empregados se reúnam”, denuncia João Batista Lopes, tesoureiro do Sitetro. Para ele, a melhor forma de dialogar com os trabalhadores da classe e coloca-los a par das negociações da categoria é com as assembléias nas garagens dos ônibus.

Reivindicações

Os cobradores e motoristas de ônibus querem 10% de reajustes no salário, aumento do tíquete e que os empresários lhes dêem o uniforme completo de trabalho (calça, cinto e sapato, uma vez que estes já fornecem a camisa).

A proposta dos empresários é de um aumento de acordo com a inflação.