A partir de hoje a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dá início à Operação Carnaval no estado. Serão 400 policiais envolvidos na fiscalização que contará com 60 viaturas e um helicóptero para monitorar as 11 rodovias federais que cortam Pernambuco. O comando de abertura será realizado das 9h às 12h, no Km 90 da BR-101 Sul, na Delegacia da PRF do Cabo de Santo Agostinho. A atenção será redobrada principalmente na área litorânea, zona da Mata e Agreste, para onde viaja grande parte da população.
De acordo com o assessor de comunicação da PRF, inspetor Marcelo Morais, no ano passado, durante a Operação Carnaval foram registrados 56 acidentes, com 34 pessoas feridas e aconteceram três mortes. “Essa operação está dentro da Operação Verão que foi lançada no ano passado e englobou as festividades de final de ano. O fechamento dela acontece na quarta-feira de cinzas”.
“Parte da BR-101 está sendo duplicada e isso vai provocar um pouco de engarrafamento. Por isso é preciso que os motoristas saiam de casa mais cedo”, lembrou Marcelo Morais. A polícia avisa que será fiscalizada quantidade de passageiros em cada veículo, assim como também o transporte de animais e de bagagens.
Segundo dados da PRF, 31% dos acidentes ocorrem por falta de atenção. O excesso de velocidade vem em segundo lugar, com 8,55% dos casos. Os outros fatores que geram acidentes são motivados pela desobediência à sinalização, falha mecânica, ultrapassagem indevida, defeito na via e sono. Além de Pernambuco, a Operação Carnaval vai acontecer em outros estados do Brasil. Ao todo, 400 radares, 10 helicópteros, duas mil viaturas e 9.700 policiais estaram distribuídos em mais de 400 postos de fiscalização fixos e móveis.