A safra de cana vem chegando e, com ela, cresce o número de caminhões carregados com o produto trafegando por rodovias e vicinais da região. Cresce também o risco de acidentes e se agrava a deterioração das estradas.
“Na safra, há um aumento considerável do número de veículos de grande porte nas rodovias e, com isso, cresce o risco de acidentes”, diz o major João Alberto Nogueira Júnior, coordenador operacional do 3° BPM e responsável pela fiscalização nas rodovias das regiões de Ribeirão Preto, Araraquara, Rio Claro e São José do Rio Preto.
“Não são só caminhões, mas também os ônibus que transportam os cortadores de cana”, completa o major, informando que muitos deles viajam sem obedecer as leis de trânsito.
Entre as infrações mais comuns, está a prática de carregar os caminhões acima da capacidade permitida. Além de exigir mais dos freios dos veículos e prejudicar o asfalto, ocorre o derramamento de carga nas rodovias. Feixes inteiros de cana caem sobre a pista, comprometendo a segurança dos motoristas.
Fiscalização
Segundo o major Nogueira Júnior, a Polícia Rodoviária já começa a intensificar a fiscalização sobre os caminhões de cana. Serão fiscalizados com maior rigor os ônibus de trabalhadores rurais, pois não são todos que trafegam com permissão do DER.
A Polícia Rodoviária, porém, só atua nas principais rodovias do Estado, aquelas que estão sob administração das concessionárias ou do DER. As vicinais, de responsabilidade dos municípios, não são fiscalizadas. Elas servem de rota de fuga de pedágios e muitas delas estão em péssimas condições de conservação.
Começam ações preventivas
Com a chegada da safra, algumas ações já estão sendo feitas para diminuir o risco de acidentes com caminhões, não só pela Polícia Rodoviária, mas pelas usinas e concessionárias das rodovias.
Na semana passada, a Tebe, concessionária de três rodovias da região, se reuniu com a representantes da polícia e de usinas que utilizam sua malha viária para um evento de prevenção de acidentes.
No encontro, foram sugeridas definições de locais seguros para embarque e desembarque de trabalhadores rurais.
Segundo o major Nogueira Júnior, a Polícia Rodoviária está procurando outras usinas da região para fazer prevenção semelhante.
No final da safra, a polícia fará, pela primeira vez, uma avaliação do trabalho feito durante o ano para melhorar o programa.
A União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica) informou que está promovendo cursos e seminários com suas usinas associadas para que a legislação que garante a segurança no transporte de carga e trabalhadores seja cumprida. No geral, o número de acidentes envolvendo caminhões está diminuindo nos 3.500 Km de estradas da Artesp. Em 2004, foram 9.942 acidentes, contra 9.591 em 2005 e 9.270 em 2006.