O Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza neste sábado, 12, às 18h30, no pátio da Estação das Artes Eliseu Ventania, treinamento simulado de socorro em situações de emergência, denominado 1º Simulado de Acidentes com Múltiplas Vítimas, com uma equipe de 20 pessoas, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, socorristas e figurantes, e quatro ambulâncias, uma UTI e três semi-UTIs.

A simulação, que contará com o apoio de equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, consiste em quatro tipos de acidente grave, assim especificados pelo Samu: “carro e moto, carro e carro, carro e pedestre, moto e pedestre”.

O objetivo da simulação, coordenada por Benedito Viana e Antônia Lívia Alvino, é capacitar as equipes do Samu para o socorro nas emergências de grandes proporções.

Implantado pela Prefeitura Municipal de Mossoró em parceria com o Governo Federal, em março de 2005, o Samu cumpre importante papel no atendimento dos casos de urgência, como acidente de trânsito. Em dois anos de atuação, o Samu registra 71.926 atendimentos, além de 5.118 casos resolvidos por telefone.

Os acidentes com motocicletas lideram as estatísticas, seguidos de acidentes de carro. Em março passado, foram registrados 58 acidentes de moto, com seis mortes, e 22 de carro, mas sem múltiplas vítimas.