A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo estudam medidas para reduzir o número de mortes entre motociclistas no trânsito. Entre as medidas, está a proibição do tráfego de motocicletas entre os veículos. O pedido para enquadrar este tipo de atitude como infração foi feito ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran.

– É extremamente perigoso – afirma o diretor de operações da CET, Adauto Martinez Filho.

Hoje, quem trafega entre os veículos não é punido, mas desrespeita, pelo menos, três regras do Código Brasileiro de Trânsito (CBT): não respeitar distância mínima lateral, ultrapassar pela direita e direção perigosa. Não há penalização específica para motos que trafegam entre os veículos.

O secretário de Transportes, Frederico Bussinger, acredita que a separação entre carros e motos pode ser uma solução, como o que acontece na faixa exclusiva da Avenida Sumaré.

Bombeiros que trabalham no resgate de vítimas de acidentes certificam os números da Prefeitura.

– A Marginal Tietê é o pior lugar – diz o soldado Gilberto Wendling, de 37 anos.

– Na maioria dos casos, os motociclistas batem na lateral do veículo e caem – confirma o sargento Edson Dutra, de 35 anos.

Por volta de 14h50m desta segunda-feira, a alça de acesso da Rodovia Presidente Dutra para a Fernão Dias foi palco de um desses acidentes. O motociclista Américo José da Silva Júnior, de 19 anos, perdeu o controle de sua moto e caiu sob um caminhão. Com ferimentos graves na perna esquerda, foi encaminhado para um hospital em Guarulhos.

Pela manhã, outro acidente mobilizou os bombeiros da zona oeste. O motociclista Marcio Aparecido perdeu o controle da moto e se chocou contra um Clio na esquina das avenidas Queiroz Filho e Imperatriz Leopoldina. Ferido, ele foi levado para o PS da Lapa.