Programa de conservação e manutenção das rodovias estaduais e federais garantirá melhoria da qualidade de vida para todos
Homens e máquinas formaram a frente de combate que a partir de agora estarão fazendo, em caráter permanente, a conservação e manutenção das rodovias federais e estaduais do Acre, conforme ordem assinada na manhã de ontem pelo governador Binho Marques, no Deracre.
A operação de tapa-buracos, capina e recuperação do asfalto foi iniciada ao mesmo tempo em 17 municípios com mais de 30 frentes de trabalho, gerando 740 empregos diretos na melhoria de 1,1 mil quilômetros de estradas, ao custo de R$ 15,7 milhões.
Diante deles, Binho declarou-se satisfeito por poder aproveitar o primeiro dia de verão com céu azul e sol intenso para autorizar o início do Programa de Conservação e Manutenção das Estradas Estaduais e Federais. “Vejo aqui um verdadeiro exército de homens e mulheres que com suas ferramentas e máquinas, ainda que sendo poucos, enfrentam este trabalho com coragem e determinação porque sabem aonde queremos chegar. É isso que faz o Acre diferente dos outros Estados. Aqui cada ano está ficando melhor que o outros e trabalhamos para chegar a 2010 sendo o melhor lugar para se viver na Amazônia”, declarou.
Ele destacou que o trabalho iniciado ontem é a continuidade das ações que começaram em 1999, período em que a rede viária do Estado praticamente dobrou. “Agora estamos inaugurando um serviço de conservação permanente a essas estradas, garantindo a integração aos municípios, segurança para os viajantes e escoamento da produção. E sendo permanentes, no ano que vem esses serviços serão menos dispendiosos e poderemos aproveitar parte do dinheiro para investir na melhoria de mais ramais da zona rural.”
Binho fez questão de lembrar que a melhoria das estradas acreanas deve-se ao esforço de um conjunto de órgãos e pessoas, destacando entre elas os funcionários do Deracre e a pessoa de seus ex-diretor Sérgio Nakamura. “Esta equipe trabalha com eficiência porque compreende que o papel do serviço público é servir a população. Apesar de nossos recursos serem tão escassos, esta equipe é composta de pessoas capazes e comprometidas que trabalham para o desenvolvimento do Acre. Esse é o governo em que todos trabalham para todos para que as pessoas possam viver com mais dignidade.”
Números do programa
Malha viária de 1.100 quilômetros
17 municípios beneficiados
740 envolvidos no trabalho
20 frentes de tapa-buraco e restauração
16 frentes de serviço e capina
15 empresas locais contratadas
205 máquinas e equipamentos pesados
Consumo de material
16 mil metros cúbicos de pedra britada
8 mil metros cúbicos de areia
1,2 milhão de litros de óleo diesel
56 fornecedores de material médios e pequenos na capital e municípios
R$ 15,7 milhões de investimentos em recursos próprios do Estado e da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (CID), mais conhecido como “imposto dos combustíveis”.
Fazendo sempre melhor
O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Marcus Alexandre, afirmou que naquele momento estavam sendo iniciadas, simultaneamente, as obras de conservação e manutenção de estradas em 17 municípios. “Isso é fruto de oito anos de experiência, nos quais nossa malha viária praticamente dobrou e hoje já ultrapassa os mais de 1.100 quilômetros. Temos uma equipe preparada e comprometida, planejamos e fizemos todos os preparativos, agora é trabalhar e trabalhar torcendo para o clima ajudar”, completou.
Ele destacou o fato de que nesse programa os recursos são do governo do Estado e da CID, mas que para obras como a das BRs 317 e 364 há mais de R$ 150 milhões previstos, mas que vão depender do trabalho do governador Binho Marques e de toda a bancada federal para que esse dinheiro seja liberado do Orçamento Geral da União para garantir a realização de todas as obras. Ele esclareceu que também está em andamento a reabertura da BR-364 até Manuel Urbano prevista para o dia 14 deste mês, e até Feijó, em 15 de junho,
Animado com as perspectivas das ações anunciadas, o prefeito de Bujari, Michel Marques, declarou: “A BR-364 é a estrada principal que corta nosso município e para a qual converge a maioria dos 600 quilômetros de ramais que temos para oferecer apoio e escoamento à produção de nossos agricultores. Nós, dos municípios, dependemos dos governos do Estado e União para garantir as melhorias necessárias em nossas estradas e ramais”.
Já o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, disse que essas estradas estaduais e federais que começam a receber ações de conservação e manutenção pelo governo do Estado são as principais vias de integração entre os municípios do Estado e que, estando em boa condição, vão oferecer mais segurança aos viajantes e garantia de escoamento para os produtores, além de gerar um grande número de empregos temporários.
Mãos à obra
O ex-seringueiro Luiz Valentim da Silva, 50, lembra que as coisas não saíram bem como o planejado quando em 1993 ele deixou o seringal São João do Balanceio para vir morar na cidade. “Aqui a gente tem de enfrentar o que der para garantir a sobrevivência da família. A gente pega no pesado e ainda agradece porque geralmente nem encontra o que fazer. Ano passado trabalhei seis meses contratado pelo Deracre prestando serviços para a Emurb na melhoria das ruas de Rio Branco, aprendi a mexer com asfalto e agora vou trabalhar nas estradas. Isto ajuda muito a gente”, disse.
José Carlos Leite da Silva, 19, explicou que quando terminou o ensino médio foi trabalhar numa loja, mas preferiu deixar o serviço. “Ajudando meu padrasto eu aprendi a trabalhar como jardineiro e agora estou contratado para trabalhar preparando canteiros na cidade e na beira das estradas. Não dá nem para comparar com a loja porque aqui eu ganho muito mais”, reconhece.
Em ação – O presidente do Sindicato da Construção Civil, Carlos Sassai, que representa pelo menos 120 empresas acreanas, esclareceu: “No pique do verão, quando as obras estavam em andamento, como no ano passado, nosso setor empregou uma média de cinco a seis mil pessoas, mas se conseguirem liberar dinheiro para todas essas obras que o governo do Estado está planejamento, neste ano nós vamos gerar muito mais empregos ainda”.
Durante o lançamento das obras, o presidente do Sindicato das Empresas de Pavimentação, Ivan Marçal, lembrou que o governo gastou dias preciosos planejando cada uma de suas ações e agora dá início a um verdadeiro mutirão de obras que prometem fazer deste verão um dos mais produtivos da história do Estado, melhorando estradas, gerando empregos e oferecendo melhores condições de vida para a população da capital e do interior, especialmente aos que vivem na zona rural.
Idas e vindas – Respondendo pela maior empresa de transportes de passageiros no Estado do Acre, Eder Pinheiro, diretor-presidente da Real Norte lembrou: “Esta obra de conservação e manutenção de estradas significa oferecer maior conforto e segurança aos passageiros e economia para nossas empresas. Isso tudo nos deixa muito satisfeitos porque estamos indo e vindo nessas estradas pelas 24 horas do dia, sete dias por semana e 365 dias por ano. Então, não há quem possa conhecê-la melhor do que nós”.
Eder posicionou-se como testemunha de uma verdadeira situação de tragédia em que estava mergulhado o Deracre em 1999, quando a Frente Popular assumiu o governo do Acre. “Mas foi pela dedicação de pessoas como Sérgio Nakamura e o empenho do secretário de Planejamento Gilberto Siqueira que, com apoio da bancada federal, articulam a liberação dos recursos necessários para reestruturar o Deracre e melhorar essas estrada pelas quais transportamos pessoas em busca de seus sonhos”, enfatizou.