Com um slogan dedicado às crianças, a Semana Nacional do Trânsito pretende conscientizar a população sobre os cuidados especiais no trânsito como direção segura, evitando acidentes, prejuízos e mortes. A campanha tem como lema: “A Criança no Trânsito” e será realizada entre 18 e 25 de setembro em todo o país. Em Rio do Sul, a programação será realizada por diversas entidades, como as polícias Civil, Militar e Rodoviária, Serviço Social do Comércio (SESC), Guarda Municipal, Fundação Cultural, Departamento de Trânsito, além do Instituto Caapuã.

A campanha levará através de palestras nas escolas de Rio do Sul, uma conscientização sobre segurança, direitos e deveres de motoristas, pedestres e ciclistas e ainda os perigos da falta de uso do cinto de segurança. O foco estará concentrado também na segurança das crianças, tanto nas normas de conduta ao andar pela calçada, ou ao pedalar e até mesmo dentro do carro. As palestras começam já no dia 15 de setembro, envolvendo escolas da rede municipal, estadual e particular.

No dia 22, a Praça Ermembergo Pellizzetti será o local de uma mobilização também ligada ao Dia Mundial Sem Carro, ao qual Rio do Sul vai participar como no ano passado. Apresentações artísticas educativas farão parte da programação, sempre enfatizando a importância da segurança no trânsito. As atividades têm início às 14h.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o trânsito é a maior causa de morte de crianças no Brasil e um dos maiores problemas de saúde mundial. Quatro em cada 10 óbitos na faixa etária de até 14 anos são causadas pelos acidentes de trânsito. Todos os anos, 2,5 mil crianças e adolescentes brasileiros entre zero e 14 anos morrem vítimas de acidentes de trânsito e outros 10 mil ficam com seqüelas permanentes.