Rio do Sul – Com um slogan dedicado aos jovens, a Semana Nacional do Trânsito pretende conscientizar a população sobre os cuidados especiais no trânsito como direção segura, prevenção de acidentes, prejuízos e mortes. A campanha tem como lema: “Jovem: Paz e Amor no Trânsito” e será realizada entre 18 e 25 de setembro em todo o país. Em Rio do Sul, a programação será realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Polícias Civil, Militar e Rodoviária, além da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul e entidades parceiras.

A campanha levará através de palestras nas escolas municipais, estaduais e particulares de Rio do Sul, uma conscientização sobre os benefícios da direção defensiva, direitos e deveres de motoristas, pedestres e ciclistas e ainda os perigos da falta de uso do cinto de segurança e a relação do álcool e direção. A organização fará ainda distribuição de panfletos à comunidade através do grupo de Protetores Ambientais Mirins em diversos locais da cidade. No dia 22, a Praça Ermembergo Pellizzetti será o local de uma mobilização também ligada ao Dia Mundial Sem Carro, ao qual Rio do Sul também vai participar.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), dos acidentes ocorridos no país em 2004, 44% dos condutores tinha idade inferior a 29 anos, e que em 2006 esta estatística chegou a 46%. Estatísticas divulgadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) mostram que um caminhão se acidenta a cada cinco minutos nas estradas federais e que a cada ano, o prejuízo causado aos cofres públicos pelos acidentes nas estradas em todo o país é de aproximadamente R$ 22 bilhões.