O senador João Alberto (PMDB-MA) alertou para o fato de que o escoamento para o Porto de Itaqui (MA) das safras de soja e outros produtos agrícolas dos estados do Maranhão e Tocantins pode ficar inviabilizado, caso não sejam tomadas medidas urgentes para recuperar a BR-230 que se encontra em péssimas condições.

– A situação da BR-230 é um caso típico de tragédia anunciada. Há muito tempo que a rodovia está entregue à própria sorte: ninguém se preocupa com sua conservação e as eventuais máquinas deslocadas para reparos quebram por falta de manutenção. Os reparos, por sua vez, por serem precários, não duram além de uma próxima chuva – disse o senador.

Segundo João Alberto, toda a região dos municípios de Riachão, Balsas, Manfabeirs, Fortaleza de Nogueiras, Tasso Fragoso e alto Parnaíba está prestes a sofrer racionamento de combustível, adubo, material de construção e calcário para a agricultura porque caminhões carregados com esses produtos estão enfileirados sem poder transitar pela BR-230.

João Alberto disse que, se não houver uma ação imediata no sentido de recuperar a rodovia, até mesmo as safras agrícolas do Maranhão e do Tocantins correm o risco de se perder em depósitos improvisados nas fazendas e armazéns locais.

O senador protestou contra um processo contínuo de deterioração da infra-estrutura pública de transporte, que pode anular os esforços de milhares de produtores agrícolas para desenvolver o país e trazer progresso para suas propriedades rurais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui