O sucesso do leilão de concessão das rodovias federais no ano passado incentivou novas licitações. A expectativa é de que até 2010 sejam transferidos à iniciativa privada cerca de 13 mil quilômetros de estradas federais e estaduais, segundo a Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústria de Base (Abdib). Além de representar investimentos superiores a R$ 15 bilhões, as licitações dobrariam o tamanho da malha rodoviária nas mãos de empresas privadas, hoje de 12,7 mil km.
A chegada do grau de investimento pode aumentar a lista de licitações, pois o País deve receber mais recurso estrangeiro. “As perspectivas são boas pois as concessionárias terão mais facilidade para captar recurso no exterior a custo menor”, diz o presidente da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias, Moacyr Servilha.
Segundo ele, o trecho mais adiantado e que pode ser leiloado este ano é a BR-324 e BR-116, entre Salvador (BA) e a divisa de Minas Gerais. O governo pretendia usar a rodovia para inaugurar a primeira Parceria Público-Privada (PPP), mas desistiu.
Estudos de viabilidade mostraram que o intenso fluxo de caminhões e carros sustentaria uma concessão simples do trecho que compreende 637 km de estrada. Espera-se para o segundo semestre a realização do leilão de licitação.O vencedor terá de duplicar a BR-116, um investimento de R$ 2 bilhões.
O governo ainda deve conceder outros 4 mil km de rodovias até 2010. A primeira fase dessa que vem sendo chamada de terceira etapa de leilões de estradas federais (depois dos sete lotes do ano passado e da BR-324 e BR-116) incluiria a BR-040, BR-116 (MG) e BR-381 (continuação da Fernão Dias até Governador Valadares). A segunda fase está em estudos.
Além das estradas federais, os governos estaduais devem conceder uma leva de estradas. Segundo a Abdib, São Paulo deve licitar cinco trechos de rodovias com extensão de 1.611 km. Entre eles estão Dom Pedro I, Ayrton Senna/Carvalho Pinto e Raposo Tavares. O primeiro passo foi a concessão do trecho Oeste do Rodoanel, em março.
Minas Gerais também começou a colocar em prática a intenção de conceder trechos de rodovias. Segundo o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, as empresas devem fazer estudos de viabilidade econômica até agosto.