Para ensinar crianças a evitar acidentes, dois agentes de trânsito de Curitiba compõem músicas divertidas, tocam violão, cantam, dançam e apresentam um teatro de fantoches nas escolas e centros municipais de educação infantil. A dupla formada pelos agentes Udelson Bueno e
Sílvia Lemes, do Núcleo de Educação e Cidadania (NEC) da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran), faz apresentações diárias para alunos desde o maternal à quarta série.
“Quanto mais cedo começa a educação para o trânsito, melhores são os resultados. Quando a criança aprende a andar, já é considerada um pedestre e precisa saber como se proteger”, afirma Udelson. Nas creches, a lição mais repetida é nunca sair na rua sem dar a mão para uma pessoa de confiança. O objetivo é evitar acidentes como o atropelamento fatal de um menino de 2 anos, no dia 14 de agosto, que soltou a mão da babá, correu para a canaleta do ônibus e foi atingido por um biarticulado. “Insistimos muito com os menores, durante toda a apresentação. Dar o braço para um adulto tem que ser um comportamento automático”, conta o agente.
Os personagens Zequinha e seus amigos ensinam comportamentos seguros nas ruas e nas calçadas e tiram as dúvidas das crianças. “A reação das crianças é sempre surpreendente. Eles têm uma boa noção do que é certo e errado, e às vezes deduram os erros dos pais. Mas o mais importante é que saem daqui atentos a tudo que acontece no trânsito”, conta Udelson.
As apresentações dos agentes da Diretran podem ser agendadas no NEC, na rua Benjamim Constant, 170, Centro, ou pelos telefones 3320-3429 e 3320-3430. Além do trabalho com crianças, o show musical e o teatro de fantoches têm versões para adolescentes e terceira idade. Os agentes também têm uma apresentação especial para motoristas de empresas, com paródias de músicas sertanejas famosas que falam sobre as principais causas de acidentes de trânsito: bebida e excesso de velocidade.