A chuva intensa que caiu na zona sul do Rio Grande do Sul durante a quarta-feira deixou estradas interrompidas, famílias ilhadas, pessoas desaparecidas, árvores caídas e um vaivém de sirenes na maioria dos municípios da região. A estrada que liga Rio Grande a Santa Maria (BR-392) está com o trânsito interrompido em mais de 10 quilômetros, entre Pelotas e Canguçu. A cidade de Turuçu está isolada devido a inundações na BR-116. A água chega até meio metro nos km 471, 480 e 510. Há também caminhoneiros impossibilitados de seguir viagem.

A Ponte dos Caster (km 92), próximo ao município de Morro Redondo, estava ruindo e prestes a cair, o que obrigou a Polícia Rodoviária Federal a interditar o trecho da rodovia.

Também seguia em aberto até noite desta quarta-feira um acidente envolvendo o tombamento de um micro-ônibus no Arroio Contagem, que transbordou em uma estrada vicinal (VRS-737) localizada a 10 quilômetros da BR-116, entre os municípios de Pelotas e Arroio do Padre. Testemunhas contaram ter visto o motorista saindo do local pouco depois de o veículo ser invadido pela água. Ele seria o único ocupante do micro-ônibus. As buscas foram suspensas à noite, quando o motorista ainda não havia sido localizado pela BM. O comandante do Batalhão Ambiental, Capitão Márcio Facin, acredita que não haja vítimas do acidente, mas as buscas serão retomadas hoje.

Em Pelotas, o temporal apertou no final da tarde, deixando metade dos moradores sem água. As estações de tratamento Sinnott e Moreira, duas das três que abastecem a cidade, ficaram alagadas pela água das barragens, que subiu e danificou os motores. Segundo o presidente do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), Ubiratan Anselmo, a expectativa é que o fornecimento seja normalizado hoje.

— A situação mais grave é a da Estação Moreira que, além de ter os motores danificados, sofreu com o rompimento da adutora. Ela responde pelo abastecimento de 10% da cidade — disse.

A queda de postes também deixou 5 mil famílias sem luz. Em regiões da Colônia pelotense, como o distrito da Cascata, centenas de pessoas ficaram isoladas e sem luz elétrica. Em Monte Bonito, outro distrito da cidade, o Corpo de Bombeiros procurava uma criança desaparecida até as 20h.