A Toyota está convocando 121.930 proprietários de alguns modelos da marca à venda no mercado chinês. De acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua, o recall foi solicitado pela empresa à Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (Administration of Quality Supervision, Inspection and Quarantine), órgão esse veiculado ao governo local. O chamamento foi motivado pela constatação de problemas no sistema de assistência de direção. Ainda segundo a Xinhua, a direção pode perder a assistência, afetando a dirigibilidade do motorista e, consequentemente, podendo oferecer risco elevado de acidente.

O recall envolve 62.517 unidades do sedã de luxo Crown e 54.657 exemplares do três volumes médio Reiz, ambos fabricados entre 2005 e 2006. Os donos de 4.756 veículos oriundos da Lexus, a divisão de carros de Luxo do grupo Toyota, também estão sendo convocados. A empresa não revelou o custo do recall.

Crown e Reiz

O Toyota Crown é o sedã de maior longevidade na gama de modelos da marca. Ele surgiu em meados da década de 1950, no Japão, como um modelo concebido para taxistas. Atualmente na 13ª geração, o Crown é usado por muitas empresas nipônicas para o transporte de executivos de alto escalão. Ele está disponível com motores 2.5 litros, 3.0 l e 3.5 l, todos V6.

O nome Crown, coroa em inglês, serviu de inspiração para outros sedãs menores, como o Corolla e o Camry. O primeiro significa pequena coroa em latin, e o segundo é o equivalente fonético à palavra japonesa kanmuri, cujo significado também é coroa.

Reiz é como o sedã médio Mark X é conhecido na China. Lançado primeiramente no Japão, o modelo chegou ao mercado chinês em 2004, e atualmente é vendido em duas opções de motor, ambos também de seis cilindros em V: um 2.5 litros de 212 cavalos de potência e um 3.0 l, de 253 cv.